26 junho 2017

Resenha: Jantar Secreto - Raphael Montes


Editora: Companhia das Letras
Autor(a): Raphael Montes
Páginas: 360
Skoob  / Comprar

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

“Jantar Secreto” é um suspense, romance policial escrito pelo brasileiro Raphael Montes e publicado pela Companhia das Letras.
Nesse livro, temos o relato em primeira pessoa de Dante que te guiará como ele chegou ao fundo do poço para manter seu padrão de vida. Dante é um jovem do interior do Paraná que vem ao Rio de Janeiro para estudar administração e junto com eles, temos Hugo, Miguel e Leitão que também vieram ao Rio para dar um upgrade na vida e estudar. Vivendo em Copacabana – um bairro nobre da cidade – esses jovens sofreram as durezas da vida e não conseguirão se sustentar, ainda mais quando ocorre a traição de um deles, e então uma ideia louca, baseada num enigma surge: realizar um jantar com carne humana.

Esse é um daqueles livros que só se deve conhecer o mínimo do enredo e se deixar levar pela história incrível que Raphael Montes criou. Dante, o protagonista e narrador dessa história, é um rapaz homossexual, jovem, com sonhos e ambições, e que a vida não sorriu para ele. Gosto de sua franqueza na narrativa, da forma como ele é extremamente culpado e de como ele luta contra as suas convicções.
A história sai da minha zona de conforto e como muitos de vocês devem perceber, sou uma menina de romances, livros com assassinatos e muito sangue, defuntos e descrições de revirar o estômago não são a minha praia. “ Jantar Secreto” tem uma narrativa que eu demorei a me acostumar em seus primeiros capítulos, já que é quase uma confissão, te faz pensar até que ponto leva a ambição humana e como muitos dos fatos descritos são reais – canibalismo, assassinatos, tráficos de órgãos – e outros tantos momentos. O autor foi brilhante em te guiar e manter seu foco da forma correta e unir as pontas.
O final de “Jantar Secreto” foi um dos finais mais surpreendentes que já li, nada do que esperava e com chave de ouro. Ainda que esse gênero continue sendo fora da minha zona de conforto, Raphael Montes é um daqueles autores que irei ler outras histórias.
Se vocês gostaram desse post, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui embaixo, desta forma, você me ajuda a manter o blog atualizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design