12 maio 2017

Resenha: Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon



Editora: Novo Conceito
Autor(a): Nicola Yoon
Título Original: Everything, Everything
Páginas: 304
Skoob  / Comprar

"Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."


 Abaixo você encontra a resenha escrita :)



“Li muito mais livros que você. Não importa quantos você já tenha lido. Eu li mais. Tive tempo pra isso.”
“Tudo e todas as coisas” é o livro de estreia de Nicola Yoon e publicado originalmente no Brasil pela Editora Novo Conceito.

O livro contará a vida de Madeline, uma menina de 17 anos que possui a “doença da criança bolha”, isto é, ela é alérgica a tudo e todas coisas. Sua vida é pacata junto a sua mãe – a única família que ela ainda tem – e sua enfermeira, Carla, que mede seus sinais vitais, que é sua amiga e confidente. Ela tinha aceitado a vida que ela tinha – ar purificado de 4 em 4 horas, ler e reler os mesmos livros, usar as mesmas roupas – até que uma família se muda para a casa ao lado e ela não consegue ignora-los, principalmente Olly, o menino de olhos azuis.
“Todo mundo é tão único quanto um floco de neve, não é?”

Eu adorei tanto essa leitura, apesar de alguns pequenos pontos, que chego a sorrir ao lembrar das passagens dessa maravilha. Madeline é curiosa e inocente, isolada a vida inteira, ela conhece apenas o mundo pelos livros, internet e tudo mais. E então Olly, o único que resolve invadir o seu mundo e muda-lo por completo.
“Talvez não possamos prever tudo, mas podemos prever algumas coisas. Por exemplo, com toda certeza eu vou me apaixonar pelo Olly.E é quase certo que isso será um desastre.”
Madeline é vivaz, ousada, inocente, ela quer viver o mundo que lhe foi negado, mas sua visão é de uma criança onde tudo é novidade. A paixonite que surge entre eles, embora rápida, não soou leviana pela sua inocência. Olly é realmente alguém especial, que se dedica a ela e que se conecta ao seu mundo.
“ Ele é o maior risco que eu já encarei.”
O livro é repleto de ilustrações e mensagens entre os dois, que diverte e traz ainda mais fluidez e leveza a leitura. O livro trabalha assuntos como agressão, abuso, controle. Sobre como o amor é transformador e de como o medo de perder é tão complicado.

“ Amor. O amor torna as pessoas loucas. A perda do amor torna as pessoas loucas.”
“ Tudo e todas as coisas” é um young adult que possui outras discussões e descobertas de mundo através dos olhos inocentes de uma menina.
O plot twist/clímax desse mundo foi surpreendente, apesar de ter tido uma leve desconfiança ao longo da leitura. Gostei das reflexões que surgiram com essa reviravolta.
Admito que gostaria de um final mais fechadinho e que a autora tivesse concluído alguns pontos, porém, foi um final satisfatório que me deixou um desejo de quero mais.
Nicola Yoon tem uma narrativa bem gostosa e bem leve, fluida e estou super ansiosa para ler “ O Sol é também uma estrela”.
“ Tudo e todas as coisas” é uma leitura fluida, com uma linda diagramação da Novo Conceito, com reflexões singelas e que deixa sorrindo ao final com as suas frases.

 “ A vida é difícil, querida. Todo mundo encontra um caminho.”

Se vocês gostaram desse post, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui embaixo, desta forma, você me ajuda a manter o blog atualizado!

Um comentário:

  1. Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro! <3
    Acabei de conhecer seu blog e já estou apaixonada! As fotos são incríveis e a resenha é muito bem feita, parabéns!

    Garota do 330

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design