08 maio 2017

Resenha: Paris para um e outros contos - Jojo Moyes

Editora: Intrínseca
Autor(a): Jojo Moyes
Título Original: Paris for one and other stories
Páginas: 240
Skoob  / Comprar

Com mais de 20 milhões de livros vendidos em todo o mundo, Jojo Moyes se consagrou autora de grandes romances. Arrebatadoras, emocionantes, repletas de personagens fortes e realistas, suas obras conquistaram legiões de fãs e alcançaram listas de mais vendidos em diversos países.Nessa vibrante coletânea, o leitor poderá conhecer mais um lado da autora. Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários.No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa. Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida. E em “Lua de mel em Paris”, que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller A garota que você deixou para trás, Liv e Sophie, que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor.Dez pequenas amostras da saborosa escrita de Jojo Moyes, divertidas, autênticas e irresistíveis — você vai ler e se encantar.

Abaixo você encontra a resenha escrita:)


“Paris para um e outros contos” é a coletânea de dez contos escrito pela Jojo Moyes, autora de “ Como eu era antes de você e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca em 2017.
O primeiro conto, que dá título ao livro, é o maior, o melhor e o mais elaborado. “Paris para um” contará a história de Nell, uma inglesa que deixa de viajar com as amigas para ter um final de semana romântico com o namorado na cidade luz, Paris. Porém, através de uma mísera mensagem, ele diz que não poderá se unir a ela na viagem para cidade luz. Como se não bastasse, esse “fora”por mensagem, ela acaba tendo que dividir o quarto com uma americana estranha e pensar no que fazer com sua viagem.
Em um outro paralelo, temos Fabien, um propenso escritor parisiense, que está triste pelo termino com a namorada e com sua incapacidade de concluir seu livro. Fabien e Nell irão ter seus caminhos cruzados através de um esbarrão, bem clichê.

As primeiras páginas desse conto, assim como ocorreu em “ Como eu era antes de você” não me ganharam. E então, a medida que a vida dos dois se cruzam, temos um romance fofo, meigo e suspirante. Foram páginas felizes com aquela dose de clichê, romantismo da cidade luz e uma mensagem muito bacana. É aquele conto que poderia se desenvolver ao ponto de ser um livro só pela magia. Ambos os personagens tem suas inseguranças, medos, mas de certa forma eles se ajudam num período tão curto.
Os oito contos a seguir foram quase decepções. Todos eles trazem propensas reflexões sobre os relacionamentos amorosos: adultério, a rotina que eles estão quase fadados, a forma que abrimos mão de nós mesmos, a auto estima, os problemas comuns e cotidianos. Porém, nenhum deles se desenvolve o suficiente para que suas mensagens fiquem claras. A sensação, ao terminar cada conto, é que faltou algo, faltaram páginas e que a autora poderia ter feito muito mais.
O último conto, o meu segundo favorito, trará as personagens de “ A garota que você deixou para trás”. Duas mulheres, uma em 2002 e outra em 1920 que estão em lua de mel em Paris e que são aflingidas por dúvidas e questionamentos sobre seus casamentos.
Num total, não foi esse livro a me transformar numa fã de Jojo Moyes, apesar de sua narrativa que me ganha aos poucos, esperava mais de todos os contos e do livro em si, me deixando a sensação de que se tivesse umas 50 páginas a mais, Jojo seria feliz em sua proposta.
“ Paris para um e outros contos” tem um trabalho gráfico lindo pela Editora Intrínsica, com sua capa e as páginas internas, mas ainda não foi o livro que me Jojo Moyes me ganhou.

Se vocês gostaram desse post, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui embaixo, desta forma, você me ajuda a manter o blog atualizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design