07 setembro 2016

Resenha: Quando Saturno Voltar - Laura Conrado

Editora: Globo Livros
Autor(a): Laura Conrado
Páginas: 248
Skoob  / Comprar

Conta história envolvente e divertida sobre aceitar mudanças inesperadas e seguir em busca da felicidade. Em seu novo romance, Laura Conrado conta a história de Déborah Zolini, uma jornalista sonhadora e fã de Pablo Neruda que trabalha como assessora de imprensa de um clube de futebol da segunda divisão e namora o médico Sérgio há quatro anos. Ela faz planos de construir uma vida a dois, arrumar um emprego melhor e correr atrás de desejos que ainda não realizou. Só que a vida, ou as estrelas, guardam surpresas para Déborah. Em uma viagem ao Chile, ela encontra uma mulher misteriosa que lhe fala sobre o retorno de Saturno. O planeta, que leva, em média, 29 anos para dar uma volta no sistema solar, voltará à posição em que se encontrava quando a jornalista nasceu. Para quem acredita em astrologia, esse é momento em que as pessoas passam por várias mudanças, que vão prepará-las para encarar o resto de sua vida. Déborah não leva a moça muito a sério, mas pede às estrelas que a ajudem a realizar seus desejos. No entanto, no voo de volta ao Brasil, um encontro inesperado começa a abalar a vida aparentemente certinha da protagonista. Aos poucos, Déborah começa a notar que seu namoro anda meio morno, a falta de reconhecimento no trabalho a incomoda. Ela começa a admitir que não está gostando do rumo que as coisas estão tomando. Será a hora de partir para novos desafios? Trocar aquele relacionamento confortável pelo frio na barriga? Sair de vez da zona de conforto e ver o que acontece?
 

"Quando Saturno Voltar" foi um daqueles livros que já tinha escutado tanto falar, pela autora e pela história. E talvez não tenha desenvolvido um amor tão grande assim.
O livro conta a história de Deborah, com seus quase trinta anos, uma carreira como assessora de imprensa num time de segunda divisão de Minas, um namoro que não a satisfaz como deveria e uma ausência de independência.
Em uma das suas viagens de trabalho no Chile, uma senhora lhe diz que sua vida mudará e muda, quando ela encontra Henrique no aeroporto, um homem lindo  que mudará a vida dela e sua forma de encarar a vida.
Admito que o livro foi um pouco menos que esperava, mas ainda assim uma leitura deliciosa. Deborah é uma daquelas protagonistas que você se identifica, apesar dela ser dez anos mais velha que eu, mas as suas frustrações, seu jeito meio acomodado é a forma que muitas passam a viver desde muito cedo. Mudar é difícil e quanto mais o tempo passa, mais difícil se torna.
Os personagens secundários da trama são o que movem Deborah, seu irmão, namorado, família, chefes. Seu namorado é um médico que é repleto de manias e uma certa frieza, e o relacionamento deles é frio e sem graça. Desta forma é possível entender como ela relaciona com Henrique, o contraposto perfeito de tudo isso.Mas ainda assim, ela logo descobre que Henrique não é o que ela esperava e resolve olhar para si mesma.
Assim, embora o livro possua romance, o maior foco é a auto descoberta.É como Deborah cresce e descobre o melhor para si mesma de uma forma única, singular. Laura Conrado traz o seu lado mineira, engraçado, apesar de crer que poderia ter mais profundidade de sentimentos na narrativa, deixando o livro menos superficial. 

"Nesse instante, choro por ter perdido tanto tempo na vida sem amar."
O final foi um tanto corrido e a narrativa da autora é tão deliciosa que não me importaria em ler mais 50 páginas de história e ter algumas situações com mais profundidade. “ Quando Saturno Voltar” foi uma leitura gostosa, fluida, rápida, mas que poderia ter um pouco mais de profundidade.

"Nada do que eu fizesse mudaria o que eu sinto;sempre quis, ainda que secretamente,um amor que me fizesse sair de mim."
 

2 comentários:

  1. Quero ler esse livro, e é bom saber o que me espera. Gosto bastante de leituras rápidas e leves, então acho que também vou gostar desse!

    http://youtube.com/tayrodriguesreality

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tainah!
      Espero que goste sim da leitura, foi proveitosa pra mim!
      Obrigada por comentar!
      Ana.

      Excluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design