28 setembro 2016

Resenha: E se for você? - Rebecca Donovan



Editora: Globo Alt
Autor(a): Rebecca Donovan
Título Original: What If
Páginas: 416
Skoob  / Comprar

Da autora best-seller Rebecca Donovan, uma história que prova que existe uma segunda chance para o amor.Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai. Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano.Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida.Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa.Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E, se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E, se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?


“E se for você?” da autora Rebecca Donovan publicado pela Globo Alt conta a história de Cal, um rapaz que está na faculdade e sem grandes pretensões para o futuro. Numa festa da faculdade, ele acaba encontrando uma garota fantasiada de ninja escondendo tudo com exceção dos olhos, os mesmo de uma garota da sua infância que foi um grande amor. Quando eles se esbarram novamente numa cafeteria, as semelhantes se mostram ainda mais marcantes, e como essa garota, Nyelle, pode ser tão igual e tão diferente de Nicole, a garota que ele amou?
“Quem quer que seja, gosto dela.”
Na primeira metade do livro, a narrativa foi bem confusa. Com capítulos que intercalam presente e passado, tendo o presente narrado por Cal e o passado por inúmeros personagens de sua vida. Nicole surge na infância de Cal, logo temos inúmeras passagens dessa infância, apresentado por Nicole, Cal e outros amigos de ambos.

A confusão se dá à medida que a autora busca brincar com o leitor sobre as semelhanças entre Nyelle e Nicole, nos fazendo questionar capítulo após capítulo se elas seriam ou não a mesma pessoa. Quem é Nyelle? O que aconteceu com Nicole?
Cal foi um personagem medroso e obsecado. O protagonista só pensa em Nyelle, buscando entender quem é essa garota que some e aparece quando quer, que mexe com ele e que o faz pensar em coisas que ele havia esquecido. Enquanto sua obsessão cresce, sua coragem de confronta-la diminui.
“(...) Mas essa garota me deixa feliz.Frustrado, também. Mas sobretudo feliz.”
Nyelle foi a melhor personagem da trama. Com um lado meio louco, assim como Cal, nos questionamos quem ela é durante toda a leitura. Repleta de manias estranhas, ela se torna a personificação do que muitos desejamos: viver a vida. Rimos com ela e ficamos perturbados com suas respostas enigmáticas.
Quando a leitura avança para o final, nossas perguntas e dúvidas são solucionadas, trazendo mais consciência de todas as pistas que a autora nos deixa ao longo do livro. Rebecca Donovan não tem um narrativa que agrada nas primeiras páginas. É preciso perceber e entender toda a trama inicial.
Com uma dose de amizade, amor, romance e mistério, “ E se for você?” é uma leitura que agrada, sem deixar pontas soltas ou mistérios sem solução.Com uma mensagem bela de amizade e lealdade temos um final bonito e real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design