14 abril 2016

Resenha: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven


Editora: Seguinte
Autor(a): Jennifer Niven
Título Original:  All the bright places
Páginas: 336
Skoob  / Comprar
  
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



Poucos livros me emocionaram ao ponto de ter lágrimas, e é com imensa alegria que digo que “ Por lugares incríveis” é um desses. Cada ser humano possui seus assuntos mais delicados, seja por qual razão for e um desses assuntos é o suicídio para mim. Nunca consegui compreender o que se passava na cabeça dessas pessoas, porém, logo após a leitura de “ Os 13 Porquês” pude perceber mais sobre isso.
“Por Lugares Incríveis” é a doce história de Violet e Theodore que se conhecem na torre do sino da escola, ambos com o mesmo objetivo –pular –mas sem a coragem para tanto. Quando Theodore salva Violet de um fim que ela bem no fundo não deseja, ambos começam a desenvolver uma relação única,movida por um segredo, um trabalho de geografia e um desejo único.

Violet,até alguns meses antes, jamais estaria naquele prédio, mas tantas coisas mudaram na sua vida. A morte de sua irmã e melhor amiga num acidente de carro que poderia ter sido evitado, faz com que haja culpa, com que sonhos morram e com que ela não veja mais tanta razão para ser ela mesma, para viver.
Theodore é único, um dos personagens que mais amei conhecer na vida. Irreverente, especial, com uma mente que é difícil de entender por completo, mas com um coração tão lindo, tão bondoso. Theodore entende a consequência das atitudes dele, mas ainda assim não consegue sair da inercia de agir sempre da mesma forma.
O mais sublime do livro é o relacionamento deles. Um relacionamento que começa como a onda batendo na pedra, na insistência, até que ambos criam uma amizade. Os pensamentos e sentimentos são os mesmos e são compartilhados pouco a pouco, e então se transformam num romance, mas acima de tudo, um tenta salvar o outro. Tenta dar ao outro um vislumbre do futuro que os espera.Com capítulos narrados por ambos, conhecemos muito deles pela visão do outro, e uma visão sem nada de romance.

“Será que hoje é um bom dia para morrer?”
 
O livro é lindo, com um cenário incrível à medida que eles conhecem o estado para o trabalho escolar, repleto de romance, amizade e sinceridade. “Por Lugares Incríveis” tem uma linguagem jovem, direta, porém absolutamente sensível, transformando o relacionamento de ambos tão tangível que só pude chorar no clímax do livro.
A leitura traz uma mensagem singular, na sua fluidez e delicadeza. Abre nossa mente para que possamos sentir o que muitos sentem. O suicídio entre adolescentes é algo real, por inúmeras razões, e tem que ser visto, sentido. Os sintomas estão lá e inúmeras vezes nada é feito por ninguém. Se você conhece alguém que tenha mudado o comportamento, as atitudes, que tenha deixado de ser quem é, principalmente após um trauma, salve essa pessoa.

3 comentários:

  1. Ei, que tal ? .
    Eu realmente gosto de sua opinião .
    Segui seu blog ainda é minha volta?

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, tudo bem?

    Eu muitas resenhas positivas desse livro, quando li a sinopse fiquei com muita vontade de ler e espero que isso ocorra logo.....bjssss.


    http://deslumbreacessorios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é lindo mesmo. Nos faz pensar na vida de um modo totalmente diferente do que costumávamos pensar.
    Adorei a resenha :)
    palavrasinquebraveis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design