03 abril 2016

O que é Ciências Atuarias? - Meu curso de graduação


Oi, gente!
O post de hoje é um post que eu queria fazer a muito tempo no blog. Terminei o quarto período desse curso que quase ninguém conhece.E com a mudança de layout, o blog vai partir para um lado bem mais pessoal, uma coisa que vinha sentindo falta.

Por que escolhi Ciências Atuariais?




A verdade é única. Ninguém diz quando é criança: " Quando crescer quero ser um atuário". Durante vários anos da minha vida quis ser professora de matemática. Sempre amei os números e amo ensinar, mas quando fui pro Ensino Médio fazer Formação de Professores descobri que por mais que amasse, não era o que eu queria fazer.
Comecei então, a procurar outras opções que envolvessem a matemática. Pensei em fazer "Matemática Aplicada com ênfase em negócios" na UFRJ ou na USP. Pensei em fazer Estatística, até que minha mãe leu uma reportagem sobre o meu curso e ela disse: " Eu acho que é a sua cara". E acertou.

Mas o que é realmente Ciências Atuarias?


Segundo o Guia do Estudante, Ciências Atuarias "é o uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de planos de seguro ou de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco. O profissional analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguro, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Avalia as possibilidades de perdas da seguradora ou da instituição previdenciária e determina o valor das prestações do seguro e dos prêmios. Para isso, usa muita matemática e estatística. O atuário só pode atuar com o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação."

Simplificando, estudamos diversos cálculos que são aplicados na previdência e no mercado segurador. O curso é muito complexo. Quando fui pesquisar sobre o curso aqui no Rio, vi que existiam três universidades com ele: UFRJ, UERJ e UFF. Cada universidade tem um curso com um perfil diferente, a UERJ e a UFRJ são cursos mais voltados para o cálculo em si, já a UFF  tem um perfil mais gestor que me agradou demais.
DICA: Se você é vestibulando, pesquise bem a grade e ementa do seu curso, saiba onde está estudando, porque faculdade não é fácil.


E o que estudo de verdade?


Bom, de tudo um pouco. Temos os famosos Cálculo I e II, parecidos com o de Engenharia, temos Estatística, Microeconomia e Macroeconomia. Temos disciplinas específicas: Contabilidade de Seguro e de Previdência, Legislação, Modelos e outras tantas que ainda estou descobrindo.
O melhor do meu curso é que trabalho diversas habilidades e sinto minha formação mais completa. E com a economia como está, a política e afins, você consegue entender ainda mais sua grade, porque tudo está presente na sua vida.

Lindo na teoria, mas e a prática?


Eu finalmente consegui meu estágio! Uma coisa que provavelmente vocês sabem, é que vinha trabalhando como professora de inglês, porém, há algum tempo, queria esse estágio para poder aprender com a prática, conhecer o mercado. E consegui, e conto mais dele no futuro.
Tenho algumas coisas que tenho pensado, e vou dividindo com vocês ao longo do tempo.
Mas se você se interessou pelo meu curso(muito feliz), saiba que o nosso mercado é muito promissor pois está em crescimento no Brasil.

Se arrepende?


Nem um pouco. Amo de verdade meu curso, apesar de surtar com Cálculo, não ser muito fã de Legislação porque acho bem chato, acho que cada dia aprendo a amar mais. Minha faculdade é bem difícil, pelas disciplinas que não são moleza, mas vale a pena se você curte de verdade.

E é isso, se você tiver dúvidas e perguntas, pode deixar nos comentários. Qual é o curso de vocês?

Um comentário:

  1. eu nunca tinha ouvido falar nisso, menina do céu! que profissão diferente, espero que você esteja realizada com a sua escolha e com os estudos... isso é o que vale!
    eu sou pedagoga
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design