01 março 2016

Resenha: Amy & Matthew - Cammie McGovern


Editora: Galera Record
Autor(a): Cammie McGovern
Título Original:  Say what you will
Páginas: 336
Skoob  / Comprar
Leitura em e-book


Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou.E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.


Alguns livros você não sabe exatamente o porquê lê. Talvez por te lembrar de um dos seus livros mais queridos, Eleanor&Park, por ser um romance, pela doçura de um amor adolescente e com uma certa magia. Quando se cria expectativas, a frustação é mais forte.

Amy e Matthew eram dois estranhos, estudavam juntos ,mas não se falavam, talvez por Amy ser diferente de todas as crianças que existiam. Amy teve um problema logo após seu nascimento, ocasionando em uma paralisia cerebral, assim, ela não podia falar, andar e comer alguns alimentos. Mas isso não a faz menos capaz, Amy se desenvolveu bem e é de longe uma das melhores alunas da turma, sendo assim, era obvio que ao fim do ensino médio, ela enfrentaria uma faculdade.

Pensando na faculdade, Amy propõe a sua mãe que algum de seus colegas de classe sejam seus acompanhantes no lugar dos adultos e um dos escolhidos é o Matthew. Matthew está bem longe de ser um adolescente como outro,cheio de manias estranhas , ele não consegue se agrupar. Então, quando os dois começam um relacionamento, Amy começa a lidar com TOC de Matthew e ele lida com a falta de habilidade social dela.

"Contar era um alívio.Quase um prazer. Uma forma de medir e de controlar um mundo, que, de outra maneira, girava depressa demais para ele"

Eles são únicos e é tão bonita a amizade deles, um lugar onde eles podem ser eles próprios e estava tão apaixonada e envolvida pela leitura que imaginei que o amaria tanto quanto Eleanor&Park, quando por fim, tudo muda.

Mesmo um bom tempo depois de ter finalizado essa leitura, não compreendo a decisão da autora de ter mudado o rumo da história e a atitude dos personagens. Claro que você compreende o objetivo da reviravolta na trama, porém, entender o fim não é compreender os meios.Quando tudo muda na metade da leitura, você repensa tudo que esperava para o futuro dessa história.

Amy é uma menina brilhante e me fez repensar sobre as crianças com deficiência que conheci e que não teriam ou não tiveram todas as oportunidades, esperança que ela teve. O coração dela é grandioso e ri com sua ausência de traquejo social assim como Matthew. Matthew é um menino estranho, daqueles que não se encaixa em nada e ainda assim, especial, fofo e um lindo.

"Gradualmente, naquele sexto ano, ele começou a entender: havia muitas maneiras de ser esquisito."

O relacionamento deles é impar e lindo, mais uma razão pela qual não concordei com que a autora fez com esses personagens.

Amy&Matthew no geral é um livro bonito, com um romance doce, uma amizade incrível e provando que nem todo clichê precisa ser previsível.

2 comentários:

  1. Oi Ana, não li ainda, mas leio muitos elogios a respeito da obra. Sim, nem todo o clichê precisa ser previsível, e o que o autor faz com eles é que torna o livro diferente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Quero muito ler esse livro. Gosto muito de livros nesse estilo.
    Parabéns pela resenha. Fiquei intrigada com essa reviravolta que a autora fez.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design