19 janeiro 2016

Resenha: O Projeto Rosie - Graeme Simsion



Editora:Record
Autor(a): Graeme Simsion
Título Original:  The Rosie Project
Páginas: 316
Skoob  / Comprar


Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.Exceto as mulheres.Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.


Alguns livro são tão fora do esperado que você não pode deixar de se encantar.Projeto Rosie foi um daqueles lançamentos que todos leram – menos eu – então, no meu projeto de esvaziar a estante, eu o li e foi uma experiência incrível.


O livro conta a vida de Don, um cientista e professor com nenhum traquejo social, cheio de manias e hábitos, a vida dele não previa surpresas, o cardápio era planejado com antecedência, ele realizava exercícios e mantinha uma vida extremamente calculada. Mas Don tem 39 anos e seu grande amigo, Gene, sugere que ele encontre uma esposa . O problema é que ele não tem nenhum projeto meramente calculado até surgir o Projeto Esposa, um questionário que o ajudará a encontrar a esposa perfeita... Ou não.


E então temos Rosie, o verdadeiro oposto do que ele desejava como esposa perfeita, mas a única que balança e revira todo seu mundo, fazendo com que Don reveja conceitos e toda sua vida.


Por que demorei tanto a ler esse livro? A leitura foi com certeza muito melhor do que esperava. Don é um personagem carismático, onde você ri da sua falta de traquejo social, das suas gafes, das suas tentativas de se relacionar com outros seres humanos além de seu amigo e da esposa dele.

Rosie é adorável mesmo sendo uma das protagonistas mais loucas e diferentes que li e mais oposta do que vemos como mocinha. Nesse livro não temos romance tórrido, não temos paixão avassaladora, temos uma enorme descoberta com muita diversão. Projeto Rosie é isso, é diversão, é ver e perceber que a vida não é previsível e que viver é correr riscos.


O livro é leve, mas com uma mensagem super importante para muitos “ Don” que existem nesse mundo e também para muitas “Rosie” que também temos. A vida é equilíbrio e Graeme Simsion mostra exatamente isso, com leveza e uma narrativa extraordinária.


O livro é escrito em primeira pessoa, então conheceremos Don como ninguém, a diagramação é bem simples, mas adoro a capa e o tamanho que a Editora Record deu. Recomendo a todos que gostam de romances com humor  e sem nada de mel.


2 comentários:

  1. Adorei, super legal o post, já ouvi falar parece ser bom! Beijos linda <3

    Visita lá, http://blogbaudefeminices.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/blogbaudefeminces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é um amor!
      Obrigada por comentar.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design