17 agosto 2015

Resenha: Eu estive aqui - Gayle Forman






Editora: Arqueiro
Autor(a): Gayle Forman
Título Original: I was here
Páginas: 240
Skoob  / Comprar


Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.



Todos falavam incrivelmente bem desta autora, todos diziam que seus livros eram lindos e eu nada tinha lido. Me encantei pela proposta:uma amizade rompida, um caso a ser solucionado e uma boa dose de drama, e apesar de algumas surpresas, gostei do livro, me tocou e comoveu.

O livro nos conta a história de duas amigas inseparáveis, verdadeiras BFFs, Cody e Meg. Elas haviam combinado de seguir a vida juntas, terminar o ensino médio e embarcar para faculdade. Mas a vida nem sempre é como desejamos, certo? Meg vai pra faculdade e Cody se vê em uma faculdade ruim, trabalhando com faxinas e uma relação bem delicada com a mãe.

O tempo passa e amizade dela sofre diversos atropelos, pequenas brigas e uma pequena distância, então, Meg se mata. E manda a todos um e-mail de despedida, um e-mail que não faz sentido algum a Cody. Todos parecem estar aceitando, menos ela, e ela corre atrás para saber os últimos pensamentos e a real razão para Meg ter feito o que fez.


Antes de destilar sobre essa leitura, gostaria de deixar bem claro que o livro conta uma história de certa forma real. Gayle Forman se baseou em uma menina que não conheceu, Suzy,que ela soube através de um artigo, baseado nisso que ela escreveu esse livro. O livro falará sobre três coisas bacanas que surgem e se apresentam, e que uma delas não conhecia: suicídio, depressão e grupos de apoio ao suicídio.
Quando aparece  no livro esses grupos, eu fiquei sem reação, como várias pessoas podem se reunir para apoiar uma a outra para tirar a própria vida? Mas a autora foi incrível explicando como eles funcionam, e como os fatos se desenrolam.


Cody, nossa grande protagonista, é bem forte. Acho incrível, que mesmo movido pelos sentimentos errados, ela procure saber o que fez Meg, sua outra metade, a tirar sua própria vida. Ela comete erros, acusa pessoas de maneira equivocada, acerta, luta e vai até o fim, refaz e desfaz laços, descobre muito do que ela não desconfiava. Se culpa, se cobra e no fim, se perdoa.

O livro é repleto de personagens secundários que fazem essa trama ser possível.Ben, o ex-namorado de Meg, que luta com Cody, seus amigos de faculdade, a mãe de Cody, a família de Meg, todos eles mostram um pouco de si e um pouco de seus tormentos em função da morte de Meg.


A autora merece todos os parabéns pelo fim desse livro, foi um final de lavar a alma, e que me fez refletir ainda mais sobre a depressão, sobre o suicídio e sobre se perdoar. Gayle Forman me fez amar sua narrativa e seu livro, coisa que não esperava.


Eu estive aqui é um livro denso, que te faz pensar e muito sobre a vida, sobre seu papel na vida de quem te cerca e o quanto fazemos diferença na vida dos outros. Recomendo esta leitura para quem precisa refletir.




2 comentários:

  1. Amei o post, muito bom! Te espero no meu blog, beijão <3 ;)

    http://blogbaudefeminices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design