02 março 2015

Resenha: Conte um Conto - Volume II - Vários Autores


Editora: Os Dez Melhores
Autor(a): Vários Autores
Páginas: 217
Skoob  / Comprar
Livro cedido em parceria com a editora Os Dez Melhores



Conte um Conto - O livro Conte um Conto Vol. II, organizado pela editora e escritora Jana Lauxen, dá sequência ao projeto Nascedouro da Editora Os Dez Melhores, e traz 63 contos, todos escritos por alunos do Colégio Estadual Sananduva/RS.Os textos foram produzidos durante uma oficina de criação literária, onde foi apresentada uma imagem aos autores e, a partir desta imagem, eles tiveram de escrever sua história.A ilustração que inspirou os textos foi cedida ao projeto pelo premiado ilustrador e quadrinista Mario Cau, sendo esta mesma imagem que integra a capa da obra.


A leitura é um meio maravilhoso, certo? Enobrece-nos e nos faz melhores, amplia nossa mente, nos torna mais sensível. E pensando em tudo isso me tornei parceira dessa editora incrível, que tem uns projetos muito bacanas como esse que falarei para vocês.


Primeiramente devo desculpas por demorar tanto a resenhar esse livro, eu me enrolei e tive outras prioridades de leitura. O livro “Conte um conto” foi uma proposta criada pela querida Jana Lauxen, que é Editora dos Dez Melhores. A Jana teve essa ideia quando publicou um de seus livros e acabou se tornando o que se tornou. Alguns alunos receberam essa imagem da capa e tinha que escrever sobre isso.



A Jana tem razão quando fala sobre a qualidade dos textos dos pequenos jovens. Tem textos incríveis, criativos e bem feitos, mesmo considerando todo processo de revisão. O que só me faz refletir mais ainda sobre como desvalorizamos a literatura e os autores novos brasileiros.

Não sou uma fã de contos, mas esses me surpreenderam pela criatividade e pela forma como eles empregam suas personalidades em suas histórias. Os textos iam de textos profundos com lições até alguns fantasiosos. E tudo vindo de uma mesma imagem.


A proposta da Editora de valorizar esse tipo de literatura é uma causa que devemos abraçar, quem sabe do meio de tantos jovens teremos outros autores incríveis?

E com isso, deixo aqui minha mensagem de leiam esse livro, ajudem para que esses grandes futuros autores sejam conhecidos.


13 comentários:

  1. Esse ano estou me aventurando a fazer leituras de contos, já que eles nunca estiveram no meu foco principal. Estou gostando e acho que vou adorar ler esses.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oiee!
    Não sou fã de contos, os livros que já li não me agradaram então acabei abandonando o gênero. Posso até ler esse um dia, mas fica mais pra o futuro, por enquanto ainda não tenho vontade de tentar novamente.
    Mas que bom que pra você funcionou.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Estou seguindo seu Blog, ele é lindo demais
    Adorei tudo Aqui!!!
    Beijosss

    ♥Visitem meu Blog clicando AQUI♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, eu tinha visto o livro, mas não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Obrigada por esclarecer algumas dúvidas, vou gostar de ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!
    Eu não conhecia esse livro, mas o estilo dele me lembrou de um projeto do meu antigo colégio. Ao contrário de você, gosto muito de contos e ia gostar de ver os diferentes desenvolvimentos das histórias a partir de um único desenho...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu não curto contos. São histórias curtinhas e sempre tenho a sensação de que faltou algo.
    Gostei das resenhas e posso até lê-los algum dia, mas mas não é um tipo de leitura que me agrade.

    ResponderExcluir
  7. adoro livros de conto, a leitura é rapida, evolvente e fluida e quando pensa que nao acabou e a eu fico querendo mais, vou ler sim "!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana eu amoo contos, leio mto pouco mais gosto mtoo..
    tenho varios livros de contos e sempre que posso vou la da uma refolhadinha..
    realmente a editora fez um bom trabalho e sempre bom preservar o que é bom e os contos estavam cada ve zmais sumidos.. mtoo legal bjos

    ResponderExcluir
  9. Isso é o que me fascina nas ciências humanas: Não existir o certo e o errado, nem existir apenas uma resposta certa. Tudo depende da interpretação do indivíduo. Legal essa projeto proposto pela Jana. Apenas uma imagem e milhões de interpretações. Se tiver oportunidade, darei uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Achei incrível, muito legal da oportunidade e acreditar no talento dos jovens.
    Fiquei encantada por ser contos, e por de alguma forma eles passarem uma lição.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adoro contos. São curtinhos, e fáceis de ler. Não conhecia este, e fiquei bastante interessada. Também adoro quando tem a participação de vários autores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adoro contos, ainda mais quando você não tem tempo para se focar em um livro mais extenso. Contos foram feitos pra isso, afinal né?! E os contos parecem bem interessantes mesmo, mas ainda estou meio receosa, são tantos bests-sellers...
    Prometo tentar.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana :D
    Que ideia incrível para livro. Não sei se conseguiria escrever um conto tendo como inspiração só uma imagem. Seria um grande desafio.
    Na verdade, isso me deixou bastante estimulado. Acho que vou começar a tentar escrever os meus escritos tendo somente uma imagem como inspiração.
    Fico muito feliz por essa ideia da editora. Quem me dera ter tido uma oportunidade dessa de escrever quando estudante. Teria aproveitado ao máximo.
    Espero que outras editoras queiram investir num projeto assim. Há bastante jovens que sonham ter algo seu escrito impresso num livro.
    Obrigado por compartilhar a existência dessa proposta de livro conosco, Ana. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design