02 janeiro 2015

Resenha: Meu nome é memória - Ann Brashares


Editora: Suma de Letras
Autor(a): Ann Brashares
Título Original: My name is memory
Páginas: 278
Skoob  / Comprar


Encontrar o amor verdadeiro nunca é fácil. Mas para Daniel, o protagonista de Meu nome é memória, isso parece ser ainda mais difícil. Ele tem um dom que por vezes assemelha-se a uma maldição: lembra-se de todas as suas vidas passadas. E em todas elas, foi apaixonado por Sophia. “Vivi mais de mil anos. Morri incontáveis vezes. Esqueço o número exato. Minha memória é uma coisa extraordinária”, escreve o protagonista. Inglaterra, Antioquia, Congo Belga, Constantinopla, Georgia. Todos esses lugares já presenciaram o amor do casal, porém Sophia nunca se recorda das memórias passadas. Vida após vida, através de dinastias e continentes, Daniel tenta fazê-la relembrar esse amor e conquistá-la para sempre, mesmo que ela mude de nome e aparência. Mas, em todas às vezes que Daniel e Sophia tiveram uma aproximação, foram separados de maneira dolorosa e fatal. No entanto, quando se reencontram em 2007, Sophia – que agora se chama Lucy – começa a lembrar do passado. Aos poucos, flashes das vidas anteriores vêm à memória, lembranças sensoriais se reavivam e ela percebe que Daniel faz parte de sua vida desde sempre. E agora, se o casal quiser passar suas próximas vidas juntos, terá que compreender e superar o inimigo desse amor.  


Os livros nos incitam sentimentos e emoções, esta é a razão pelo qual somos apaixonados por eles. Alguns nos fazem rir, outros chorar, alguns nos fazem xingar e interagir com os personagens. Sou aquele tipo de leitora que conversa com livro, que fala “sozinha” que se entrega a história.

Esse livro me fez sentir tantas coisas que será difícil definir. Primeiramente, curiosidade.O livro possui uma premissa que me agradou. Daniel é uma alma que a cada corpo que habita, vida e morte, ele se lembra de todas as suas vidas. Desde a primeira até a mais recente, e com isso ele lembra de  Sophia, uma garota que ele conheceu e reconheceu em várias de suas vidas e que é o grande amor da sua existência.


À medida que o livro introduz, Lucy – que seria Sophia –e eles tem um breve momento, até que Daniel toma uma medida drástica. O livro se desenrola com a vida de Daniel e os encontros e desencontros com Sophia, e o paralelo da vida de Lucy contando o quanto ela se recorda de algumas coisas, graças a sonhos, vidente e hipnose.


E desta forma, outro sentimento surge, o desinteresse. Raramente gosto de livros que possuem poucos diálogos e muitos parágrafos, então as páginas se arrastaram lentamente, até eu voltar a me interessar.
 
E então eu me interesso, começo a devorar e ler como uma louca, e então, uma palavra: frustação. Eu esperava um final que não ocorreu, melhor dizendo, não sei qual é o final. Foi totalmente imprevisível, totalmente vago. Embora minha mente tenha criado um final, esse final me frustrou. Odeio finais indefinidos.


O livro é bom. Bem escrito, com bons personagens e grandes lições. O livro, se não fosse o final, me ganharia, me teria. O livro fala sobre o poder do passado, o quanto o passado define as nossas ações e atitudes, o que somos.

A autora só poderia ter se alongado menos em algumas partes e sido mais detalhista na que nós tento esperávamos. O romance poderia ter sido mais explorado no presente e menos no passado e com certeza, ela poderia ter feito um final melhor.

Não sei se recomendo o livro, o final me deixou tão frustrada que é difícil dizer a qualquer pessoa para ler esse livro. Mas para aqueles que gostam de romances com uma visão histórica, dê uma chance.


Resenha postada originalmente no blog No Universo da Literatura onde sou colunista.

8 comentários:

  1. Talvez por querer enfocar a 'memória', a autora tenha destacado mais o passado...

    ResponderExcluir
  2. Oiee Barbara!
    Eu amei a capa desse livro, assim que o vi fiquei louca por ele.
    Eu só tinha lido uma resenha a respeito dele, e até que era positiva, mas depois de ler a sua fiquei com medo desse final
    Mas acho que mesmo assim vou dar uma chance a ele, deve ser muito emocionante ver o quanto Daniel é apaixonado e devotado por Sophia, e quero muito conhecer ver essa linda história.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii

    Pelo que vejo, esse livro deixou um misto de sensações em você. Acredito, que o mesmo tenha um potencial enormeeeee, pena que a autora (opinião tirada pelo que li em sua resenha) não soube desenvolver bem a história. Também concordo com você que a premissa do livro é bem interessante, eu gosto até, mais não sei se vou arriscar na leitura.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Tenho vontade de ler esse livro antes mesmo de ser lançado aqui, e esta com as expectativas super altas. Mas confesso que depois de você falar que o final é meio vago estou com um pé atrás. Pra ser sincera eu gosto de final fechadinho, e não ter que imaginar se sim/se não.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Também odeio finais desse tipo, vagos. E também não gosto de livros com poucos diálogos. então essa leitura eu passo.
    Boa resenha! Abraço, Ana!

    ResponderExcluir
  6. Acho que a autora, com esse final, quis passar uma sensação de que a vida (ou vidas) continuam(m). Mas confesso que também não gosto de finais assim. Sempre quero ter a sensação de ao fechar aquele livro, ver um ponto final na vida daquelas personagens. Enfim, não sei se o leria. Não por esse final, mas pela trama em si mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. A capa do livro é linda e a resenha está ótima, mas como estou me recuperando ainda depois de um livro com final frustrante, acho que ficarei longe desse por um tempo, ao menos. Quem sabe numa outra oportunidade? Tô procurando algo com final feliz para começar o ano. KKKKKK

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Livro no pra mim. A capa é bonita, simples, mas não sei se o leria. Livro, pra mim, é aquele que acaba bem, final feliz e sensação de ciclo fechado. Tbm não gosto de leituras com poucos diálogos... muita narrativa dá a sensação de leitura arrastada.

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design