05 janeiro 2015

Resenha: Deslembrança - Cat Patrick


Editora: Intrínseca
Autor(a): Cat Patrick
Título Original: Forgotten
Páginas: 253
Skoob  / Comprar


Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.


Eu devo a resenha há muito tempo, essa foi uma das leituras sorteadas no #VocêsEscolhem e eu tinha que escrever antes que minhas impressões fossem deletadas pelo meu cérebro. Já não me recordo onde, quando e por quanto eu comprei este livro, mas sei por que quis lê-lo. Não canso de dizer que antes de ser blogueira, sou leitora de blogs e a resenha da Bia, do Pepper Lipstick me fez comprar e ler esse livro. E eu me decepcionei um pouco.

O livro fala da vida de London Lane, uma menina que não retêm lembranças, não se lembra do passado, mas tem visões do futuro. Um belo plano de fundo para fantasia, certo? Ela escreve bilhetes todo dia para si mesma para que se lembre do que passou, desde coisas fúteis como roupas, até coisas importantes. Ela manipula suas lembranças, o que é de se esperar, e então ela começa a se apaixonar e se interessar por um menino, normal para uma adolescente, mas junto a isso surgem lembranças assustadoras do passado, será que tem ligação?



O livro começa lento e arrastado. Sem pressa de ser feliz, e sem pressa de nos dar informações. A principio só o seu dia a dia chato, e então entra uma dose de romance, a forma como ela se lembra dele através dos bilhetes e como o seu passado não foi simples: seu irmão está desaparecido. E ela é capaz de se lembrar de pessoas desde que elas continuem no seu futuro.

O livro tinha tudo para cair num mundo de fantasia, dar uma razão fantástica a memória de London, mas nada disso ocorre, e isso me decepcionou. Esperava de verdade que a autora desse uma explicação muito mais incrível a memória dela do que deu.


Além disso, o livro embora pequeno, ele não é de devorar. Lembro-me de gastar uns bons tempos para terminar a leitura desse lindo.

Se recomendo o livro? Recomendo. É bem escrito, tem um romance fofo e o final é bacana, mas não vá com sede ao pote.

6 comentários:

  1. Fiquei um pouco decepcionada pelo livro não ter uma explicação tão boa para a falta de memória de London, e também por não ter caído num mundo de fantasia. Então essa leitura eu passo.
    Amei a resenha! Bjs, Ana <3

    ResponderExcluir
  2. A premissa é bem interessante, pena que a autora não soube extrair tudo o que poderia. Também me frusto um bocado quando os autores dão uma explicação bem meia-boca para os "grandes mistérios" da sua trama. Nesse momento não o leria. Quem sabe em um futuro bem distante, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. As premissas dos livros da autora são interessantes e ao mesmo tempo macabras.
    Li Recomeço e gostei bastante, mas ele tbm começa devagar... lembro que qse desisti como vc com Deslembrança.

    ResponderExcluir
  4. Acho péssimo quando um livro me desagrada ainda mais quando é indicação de outra pessoa. Bom, achei legal esta resenha e gostei do livro, apesar de você ter dado 3 estrelas para ele.

    ResponderExcluir
  5. Já faz um tempo que estou com esse livro na minha lista de leituras, mas sempre acabo deixando para depois. A maioria das resenhas que li sobre ele dizem que a leitura é meio arrastada, então prefiro ir lendo antes os que tenho mais interesse. Pretendo lê-lo. Só não sei quando. kkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro tem muito tempo, mas confesso que fiquei com a mesma sensação que a sua... a autora podia ter dado explicações melhores... :/ Mesmo assim, quero muito ler o outro livro que a Intrínseca publicou dela... não perco as esperanças hahaha



    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design