15 setembro 2014

Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell


Editora: Novo Século
Autor(a): Rainbow Rowell
Título Original: Eleanor&Park
Páginas: 328
Skoob  / Comprar


Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.



Alguns livros merecem sua atenção.Eles surgem com uma sinopse normal, nesse caso um romance que não deu certo, mas em algum momento entre pontos, palavras e travessões, eles ganham seu coração. Não digo com isso que são livros perfeitos, ou que ganhar seu coração é sinônimo de não enxergar seus defeitos. O verdadeiro amor é aquele que vê além do bom.

O livro que ganhou meu coração e me tirou de uma mega ressaca literária foi o fofíssimo Eleanor&Park. O livro se passa em 1985, num romance adolescente que foge dos padrões, mas que além disso o livro traz a tona diversos pensamentos e reflexões , além de um final que é melhor eu deixar para o final.

O livro conta a história de Eleanor, uma menina ruiva que tem seu próprio estilo e um passado estranho.Vive numa casa com um padrasto que odeia, irmãos que são parte viva em sua vida, e uma mãe que ela não compreende. Nessa loucura surge Park, filho de uma mãe asiática, apaixonado por gibis e que tem uma relação estranha com seu pai. Será que os estranhos se atraem?

“Não sou mais minha, sou sua; e se você resolver que não quer mais me ver? Como pode me querer como quero você?”

Eu gostei demais de conhecer o Park, ele é tão fofo e gentil e capaz de tudo para fazer o mundo feliz. Gosto da forma em que a autora desconstrói máscaras do Park, gosto de sua sinceridade e do seu coração bom e puro.Ele em todos os momentos é honesto, não nos ilude e nem nos faz crer. Ele diz o que sente e seu bom coração me levou as lágrimas com  muita frequência. Gosto da sua visão jovem de que tudo é possível.

“- Por que você gosta de mim?
 - Não gosto de você – ele disse. - Eu preciso de você.”

Já Eleanor é uma outra história. Embora goste dela, pela sua timidez, pela sua sensatez e pela sua capacidade de continuar lutando, não consegui aceitar alguns fatos. Entendo seu coração ferido pelo passado, mas esperava menos hesitação dela. Que ela se entregasse ao seu relacionamento com Park e que ela deixasse que a vida fluir. Pelo contrário, ela e sua prudência me irritaram muito porque em muitos momentos foi bem forçado.



“Não gosto de você, Park. Eu acho que vivo por você.”

Nem sempre dou destaque aqui aos secundários, como se a trama de resumisse aos protagonistas, mas os pais do nosso casal merece um destaque. A mãe do Park e da Eleanor foram demais, com suas frases e conselhos.

O livro é lindo, de verdade. Traz aquele doce romance adolescente que não surge do nada, um interesse por gibis, uma amizade inusitada e um amor sublime. Essa foi a fórmula e foi tão lindo e perfeito que aguardo a continuação ansiosa.

“Concordavam sobre tudo que era importante e discutiam sobre o restante. E isso era bom também.”


Mas nem tudo é perfeito, correto? O final desse livro me deixou revoltada para dizer o mínimo.O final foi tão fulminante que só me dei conta do fim quando não havia mais páginas para passar.Mas me acalmei quando descobri que teremos mais desse casal fofo.

Amei a capa, achei que a conexão com uma cena do livro foi perfeita. O livro é narrado pelos dois personagens e a leitura flui sem dimensões.Apesar de uns defeitinhos, Eleanor&Park roubou um pedaço do meu coração...Para Sempre.<3

P.s.Teremos filme desses lindos!<3<3


 “Sempre que via Eleanor, ele não conseguia mais pensar em se afastar. Não conseguia pensar em mais nada. A não ser tocá-la. A não ser fazer qualquer coisa que pudesse ou tivesse de fazer para vê-la feliz.”

12 comentários:

  1. No começo (logo quando vi a nota) não entendi como um livro de 4 estrelas poderia ser marcado como favorito (ignorância minha não?!), mais com a resenha compreendi. Que bom que ele te tirou da ressaca literária, rsrs. Gostei, mais não me apaixonei por ele a ponto de deseja-lo. É isso... beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    O romance desse livro (apesar de não curtir romances) parece ser mesmo tão lindo e fofo!
    Outro ponto que me chamou atenção foi a família de Eleanor, quero ver como é o relacionamento dela com eles, não sei porque mas é a parte que mais quero ler.
    O Parker parece ser tão fofo com sua humildade e coração puro...
    Ótima resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi tanta gente elogiando esse livro, e sou louca pra ler ele. A história parece ser linda mesmo, e parece ser bem diferente do que eu imaginava... Só é uma pena a Eleanor ter te irritado um pouco. Achei essa capa bem bonita, e já fiquei curiosa pra saber que conexão ela tem com o livro :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sempre leio boas resenhas deste livro, mas não é um livro que me interesse no momento.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha é simplesmente espetacular!! Cada palavra nos empolga e faz com que tenhamos mais vontade e mais vontade de ler o livro! Simplesmente espetacular!
    A capa desse livro é muito fofo *-------* quero pra mim

    ResponderExcluir
  6. Estou super curiosa com esse livro. Já li Fangirl e acabei me decepcionando um pouco. Esperava uma história surpreendente e acabou sendo somente um romance legal. Mas acho que Eleanor & Park é ainda melhor e espero gostar =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Ah, não sei...Não é um tanto meloso demais?! Não sinto vontade de ler justamente por isso, será que vale a pena ou é mais um romance água com açúcar de dar diabetes?

    ResponderExcluir
  8. Oun q delícia de livro!!
    Ele estava nos desejados desde o lançamento, mas agora fiquei com mai vontade ainda!!
    A capa é mto linda!
    Mto bom saber q ele é romântico e gostoso de ler!

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Parabéns pela resenha, está linda! Eu quero ler esse livro há um tempão, não sou muito de ler livros românticos, por isso gosto de relaxar lendo-os, pra fugir um pouco das coisas que leio. Amo a premissa desse livro e principalmente, a época em que ele passa. Tenho que dizer que a sua resenha apontou coisas que não tinha lido ainda em outras, E acabo esse post mais feliz em saber que tem continuação e FILME!!! Incrível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Li um monte de resenhas positivas em relação a esse livro e, a cada uma delas, fui me convencendo de que queria lê-lo. Me parece ser bem forte mesmo. Só digo que fico revoltado quando o autor faz um final para nos deixar chocados e/ou revoltados. Mas o bom é que a autora poderá se redimir no próximo volume, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, toda vez que vejo um elogio pra esse livro, minha vontade de ler cresce mais .
    Sério que teremos filme, já tem data ou ainda ñ?

    ResponderExcluir
  12. Vai ter filme,eba!!!
    Já venho babando nesse livro a um tempo,sempre achei essa capa muito fofa,e agora estou me apaixonando pela história.Nada melhor do que um romance adolescente com alguns imprevistos para libertar nossa mente dos problemas.Ainda bem que teremos um segundo livro pois eu não ia aceitar que a história terminei de uma hora pra outra.
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design