07 agosto 2014

Ama-se ou Ana-se: 5 motivos para um livro ser bom



Oi pessoal! Como vocês estão?
Eu hoje trago a vocês uma ideia que a muito tempo fervilha na minha cabeça. Muitas vezes quando lemos um livro e nos apaixonamos, é porque ele é bom. Mas quando a estória é mesmo repleta de defeitos, te conquista, então hoje vamos conversar um pouco sobre isto. Vamos lá?

1- Enredo


Todo mundo sabe o que é enredo, certo? Enredo é o que vai acontecer de primeiro no livro, o que serão os principais fatos que desenrolarão a estória. E aqui não tem muito erro, acredito. Aqui que conseguimos descobrir o gênero que o livro pertence e se será um enredo clichê.
Uma vez, a Mi Simões, do blog Minha Vida Literária, disse: " Clichês só são clichês porque dão certo." E depois desse dia nunca mais encarei clichês da mesma forma.
Eu nunca tive problemas para ler clichês, sempre achei um tipo de leitura que embora não seja profunda e etc, me distraia.
Os enredos NUNCA serão amostras de bons livros. Até por que o que mais temos por ai são livros mal desenvolvidos, certo?Mas através dele, podemos prever de certa maneira o que esperar do livro e se ele será do nosso agrado.
Enredos bem diferentes estão cada vez mais escassos e o pior de tudo, um enredo diferente que se transforme num bom livro está se tornando uma missão impossível. *música do missão impossível*

2- Narrativa


Amo quando posso escrever numa resenha:" A narrativa é fluída...". Meu tempo para ler é limitado, acreditem. Faço faculdade, trabalho, e tenho vida dentro da minha família, amigos e além disso, tempo para escrever para vocês. Tudo isso suga meu tempo, então eu preciso de um livro que eu mais que leia, engula.
Claro que ainda serei fã de um livro mais lento e profundo, aqueles de ler um capítulo por dia, mas para que eu possa fazer isso, não posso ter responsabilidade.

O blog exige de mim um nível de leituras frequentes e isso tá se tornando missão impossível.Então, quando o livro se mostra fluído, rápido mas nada superficial, sei que é esse que vou com fé e esperança.

3-Personagens


Só o título já basta. Sou muito apaixonada pelos personagens que leio, eles influenciam minha vida. A primeira personagem que eu li seria o nome da minha filha, vê a importância?
Entre homens e mulheres, prefiro os que me parecem reais. Seja por ser parecido comigo, seja porque vejo nele um ser humano de verdade. Nada me faz surtar mais que um personagem mais que perfeito ou mais que mal. Não existe o absolutamente bom ou mal, existe o humano e é por eles que me apaixono.
Odeio mocinhas chatas, temos que ser decididas e sabermos o que queremos. Se nós não sabemos, quem saberá por nós? Odeio mocinhos muito possessivos e ciumentos, esses caras são uns chatos que ninguém aguenta. Os melhores vilões são aqueles que amamos mais que odiamos.
Gosto quando o autor explora a personalidade do personagem e eu sinto como se o conhecesse na minha vida cotidiana. Quando isso acontece, o autor me ganha.

4-Cenário


Se fosse possível, iria para quase todos os lugares que já li.
Sabe quando você tá lendo e lendo, percebe que na verdade você deixou de ler e passa a caminhar nas ruas de Paris no outono, em Miami no verão, você é estudante de Harvard e corre para pegar o metrô Londrino. Entendem o que digo?
Amo livros que eu me sinto no lugar, que eu tenha vontade de conhecer. Um exemplo? De tanto ler Sparks, quero conhecer a Carolina do Norte. Depois dos livros do Bob, sinto que conheço os metrôs de Londres como se fossem os do Rio. É, eu amo um livro com um bom cenário.
Quem não quis ir para Forks? Ser aceito em Hogwarts(aguardo minha carta ainda)? Ou então, ir a Nárnia?
Livros tem esse poder, de nos levar a outros lugares sem sair do lugar.

5-Plus a mais


Amo essa expressão que meu pai usa. O “Plus a mais” nada mais é que o diferencial, e num livro pode ser qualquer coisa, vou dizer meus favoritos.
Diálogos. Quando os autores entenderão que um diálogo bem feito, seja romântico, engraçado, misterioso, vale mais que dez páginas de descrição? Não estou dizendo que descrição não é importante, até porque não leio livro com imagens, mas tem autor que exagera. Amo diálogos, imagino vozes diferentes, e entonações diferentes para cada um. É, eu amo diálogos.
O final é uma espada de dois gumes. Pode ter valido a pena você ler todas aquelas páginas ou te dar aquela tenebrosa sensação de ter lido em vão.E principalmente, finais surpreendentes!
Páginas de fundo novas. Amo clichês, porque eles movem o mundo, mas como todo bom clichê eles são muito previsíveis. Além disso, um enredo que traga uma temática diferente do que está na moda ganha qualquer leitor.

E vocês, leitores? Quais são as razões para um livro ser bom?

17 comentários:

  1. Assim como você amo narrativas fluidas.
    Pensei em colocar o nome de meu cachorro de uma personagem que li num livro, assim como você pôs no da sua filha, rsrs.
    Meu sonho ir a Nárnia, haha! O cenário é tudo de bom!
    Para um livro ser bom na minha opinião tem que ter um diferencial, ser um "plus a mais", :D
    Por isso não gosto de clichês.
    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito legal, realmente, quando temos uma meta para ler uma capitulo por dia não adianta ou quando o livro é muuuuuito contagiante não conseguimos parar de ler... passamos noites em claro e no outro dia estamos um caco, mais vale a pena não vale?!
    Gostei muito deste post, na verdade adorei.
    Beijos!!!
    Bruno Valério
    reciclando.bruno@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOOOOOOOOI, Anaaaaaa *-* Eu tô bem, obrigada! E você? ♥ E sim, eu concordo com seu argumento! A história pode ter defeitos, mas te conquista de qualquer forma! O enredo realmente é a parte mais importante do livro, que pode revelar, como você disse, se será uma história clichê ou não! Aaaaah, a Mi é tão sábia, né? Hahahahahahah! Eu também nunca liguei para clichês, pois penso: "O que seria o mundo sem seus clichês?", aushuashuasu! "Música do missão impossível", uahshashuhuas! Concordo contigo, tá mesmo difícil encontrar livros autênticos, cara! :3 Aah, uma narrativa fluída é perfeita, um prazer enorme para os leitores assíduos, né? Hahahahahahaha! Uma pena que não tenha tanto tempo pra ler! Eu também nem tenho! :c Personageeeeens! Cara, acho a parte mais importante na construção de um livro! Imagina se o personagem é chato? Embora a história seja boa, estraga o livro inteiro, uahshuashuashuas! E siiim, os vilões são mesmos os que mais amamos do que odiamos, hahahahah! :3 E eu também, se fosse possível, iria para quase toooooodos os lugares dos meus livros, hahahahahah! ♥ Cara... São todos tão perfeitos! Awnnnnnnnnnnn, depois que conheci o Bob, assim como você, também comecei a conhecer e a me interessar mais por Londres e pelos metrôs, principalmente, haha! Fico imaginando o Bob com a cara na janela do ônibus/trem, hahahaha! Sabe, Ana, eu também imagino vozes diferentes para os personagens de um livro, uahshuashuashusa! Gostei dessa expressão! "Plus a mais", hahahaha! Adoooooooooorei o pooooooooost! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Pra um livro ser bom, o enredo também tem que ser bom, e hoje em dia é realmente bem difícil encontrar livros com enredos diferentes. Se a narrativa é fluída é ótimo, e nao gosto muito de livros lentos. Pra mim uma das coisas mais importantes são os personagens, eu acho tão difícil encontrar protagonistas que eu goste mesmo, normalmente as protagonistas são as mais chatas!
    Adorei o post *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amei os seus pontos, mocinhas chatas tbm não gosto. Concordo tbm em viajar quero muito ir a Seatle devido a Cinquenta Tons. Me pego imaginando estar lá. E uma leitura fluída é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o que você apontou. Em relação ao cenário, eu também gostaria de ir para a maioria dos lugares que eu leio, acho que Nárnia ganha rs Eu me baseio nas atitudes de alguns personagens na minha vida, principalmente das mulheres que tem personalidade forte e que não se deixam levar por um mocinho/bad boy. O enredo do livro tem que ser cativante, porque se não for, acaba com a história do livro. E uma narrativa bem fluída é a melhor coisa né? Nada como pegar um livro e só fechá-lo quando chegar na última página.

    ResponderExcluir
  7. Eu também não tenho problema com clichê, e confesso que alguns dos meus livros favoritos são clichês. Um enredo diferente é bem difícil de achar hoje.
    Também adoro quando os personagens são perfeitos em um livro, odeio protagonista chata e irritante.
    Eu também fico morrendo de vontade de conhecer os lugares dos lvros kkkkkkk E eu acho que o cenário faz grande diferença.
    Pra mim o final também é muito importante, tem final que simplesmente estraga todo o livro, e tem final que salva o que estava bem ruim.
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Incluiria uma linda capa tbm. Capa, pra mim, é fundamental e este é o primeiro item a que se presta atenção quando se vê um livro. Antes de ler sinopse ou ator, minha atenção é voltada para a capa.

    ResponderExcluir
  9. Faço das minhas palavras, as suas. Gosto de narrativa mais fluida, não tenho problemas com clichês (desde que sejam bem desenvolvidos), e finais surpreendentes, ou no mínimo compatíveis com todo o desenrolar do enredo. E o PLUS A MAIS: Também estou esperando minha carta para Hogwarts (mesmo já estando na idade de ser professor de lá. kkkkk).

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Com certeza Ana estes são itens indispensáveis para uma boa leitura!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Oiee Ana!
    Eu adoro clichês,mesmo na maioria das vezes você já sabendo exatamente todo o desenrolar da história não consigo deixar de lê-los,mas essa coisa de mocinha indecisa e infantil também me irrita profundamente,que vontade de entrar no livro e dar uns tapas na cara dessas protagonistas para ver se elas acordam.E os livros do Sparks sempre me fazem viajar para outros lugares sem sair de casa,a descrição que ele faz do cenário é muito boa e eu sempre dou uma procuradinha no google para facilitar ainda mais minha visão dessas cidades.Mas claro que pra muitos lugares eu não gostaria de ir,tipo pros livros do RR Martins,quero distancia dos sete reinos.Sou mais dessa que fica sonhando com as cidadezinhas dos romances mesmo,sem tanta aventura.

    ResponderExcluir
  12. Show o post! Valeu mesmo Ana!
    Bem, o que pesa mais pra mim são os detalhes, os argumentos e a personalidade e desenvolvimento dos personagens.Principalmente o lado das emoções. Não gosto mto de livros "secos".

    "Odeio mocinhas chatas, temos que ser decididas e sabermos o que queremos. Se nós não sabemos, quem saberá por nós? Odeio mocinhos muito possessivos e ciumentos, esses caras são uns chatos que ninguém aguenta. Os melhores vilões são aqueles que amamos mais que odiamos."
    FALOU TUDO! Concordo 100%!!!

    Ah, hoje em dia tenho me surpreendido mto com enredos originais.
    Em relação ao cenário, gosto dos que não existem na realidade. Livros mto "pé no chão" não me atraem mto.
    E narrativa fluida é sempre bom, mas se não for, desde que o conteúdo seja bom, já vale!

    ResponderExcluir
  13. Pra mim o mais importante é o personagem e apesar de eu amar livros com temática fantástica adoro personagens reais, sabe, aqueles que não são totalmente bom nem mal, somente humano, esse é o melhor, pois a gente pode odiar, mas acaba por entender os motivos de tais ações.

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Gostei bastante de ler um pouco sobre suas preferências, e muitas delas, coincidem-se com as minhas. Um enredo diferente desperta nossa curiosidade e nosso desejo por ler. Clichê é bom? Com certeza, mais inovar é melhor ainda. Personagens, ambientes... são muitíssimo importantes, você tem que amá-los e viver a vida deles no livro. E os diálogos? Em alguns casos, não há nada melhor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu vejo muitos livros com "mais do mesmo", mesmos dramas, mesmos finais e ultimamente o que tem me capturado são as premissas totalmente inovadoras, temas e enredos que surpreendam, sejam inovadoras.

    ResponderExcluir
  16. Livros com bons personagens e diálogos maduros e inteligentes me ganham, sem dúvida. Um bom enredo também ajuda.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design