19 julho 2014

Resenha: Águas Turvas - Helder Caldeira


Editora:  Quatro Cantos
Autor(a): Helder Caldeira
Páginas: 268
Skoob  / Comprar
Livro cedido em parceria com a Editora Quatro Cantos



O jovem médico brasileiro Gabriel Campos decide fazer especialização em Worcester, Massachusetts, depois da morte dos pais. Justin Thompson, herdeiro de uma abastada família republicana de Holden, no mesmo estado, dirige uma rede de revendedoras de automóveis em plena crise econômica de 2009. A trajetória desses dois homens é permeada por um turbilhão ininterrupto de acontecimentos, que prendem irreversivelmente o leitor até o último parágrafo e constroem uma emocionante história de amor.



O primeiro livro que li da nossa parceira não poderia ter sido melhor. Gostei do livro pela premissa e por abordar um relacionamento homossexual. Sempre tive curiosidade de ver na literatura algo que está na minha vida através de amizades. E posso dizer que “Aguas Turvas” foi uma grata surpresa.

O livro conta a história de Gabriel Campos, um brasileiro que realiza seu sonho de cursar uma especialização na famosa universidade de Massachusetts e no dia que ele chega a Boston, ele esbarra com Justin Thompson, um cara com dinheiro e uma empresa para cuidar.E então, seus destinos se cruzam de uma forma que pareceu muito natural e uma linda amizade surge além de um lindo e fofo romance entre esses dois personagens incríveis.

Antes de iniciar minha opinião, exatamente, gostaria de parabenizar nossa editora parceira pela ousadia de publicar um romance com um pano de fundo tão delicado e que pelo que andei lendo, tendo muito sucesso. O livro aborda sim o relacionamento homossexual, mas ele é retratado de forma tão humana, sincera e honesta que não tem como você não torcer e suspirar –ao menos que você seja tradicional.

O Gabriel teve um passado não tão trágico assim, ele perdeu seus pais ,mas lutou pelos seus sonhos e tem um coração tão bom que é impossível não amá-lo. Ele é honesto e defende seus ideais e aqueles que ama. Gabriel ao se relacionar com várias pessoas no livro mostra que ele é um daqueles personagens para se ter e amar... Para Sempre.

Justin é mais conquistador, mas um conquistador romântico. Gosto da forma como ele se relaciona com e sua família, ele é mais forte e repleto de atitude, mas tão doce e sensível quando meu amado Gabriel. O Justin mostra para nós a realidade de um homem que assume sua sexualidade e as consequências, sem se arrepender.


“Amar é um verbo complicado, fosse aos dezessete, fosse aos trinta e dois.” 

O livro além de trazer esse lindo romance, traz também personagens encantadores e um cenário incrível. Minha única ressalva é que o livro poderia ser mais emocionante. Claro que não é uma característica do autor –por ser jornalista –escrever textos com uma carga mais generosa de emoção, mas por se tratar de um romance, esperava isso.

Recomendo o livro, por me fazer ter um olhar diferente a esse que ainda é um assunto tabu. O autor trouxe a nós um romance, envolvido de outros fatores, inclusive suspense, sem apelar em nenhuma das partes, fazendo com o leitor crie automaticamente uma empatia pela estória.


 “O amor nem sempre navega em águas cristalinas. Na maioria das vezes, ele exige um mergulho em águas turvas.”

25 comentários:

  1. Nunca li um livro com o tema de homossexualismo, mas a sua resenha tão bonita sobre o livro me fez ficar com vontade de ler, parece ser mesmo um lindo romance.
    Ótima resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério linda, homossexualismo??? Somos doentes para usar " ismo" homossexualidade e o certo a usar.

      Excluir
  2. Autor totalmente novo pra mim... é vergonhoso dizer, mas não tenho o costume de ler autores nacionais. A sinopse engana muito: nem de longe percebe-se o tema homossexualidade... achei mais que seria uma história de amizade, pessoas ajudando-se na dificuldades.

    O tema é bom, já li muita coisa, e é como vc disse, é gostoso ler algo onde os personagens não são monstros por conta de suas escolhas, principalmente quanto a sua orientação sexual. O ser humano que é bom, trabalha, convive com uma família que o aceita, uma sociedade que o aceita.

    Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O livro tem uma premissa bastante interessante e pelo que li da sua resenha, parece que soube não ser apelativo, a capa dele é simplesmente maravilhosa.
    Obrigada pela resenha, fiquei realmente com muita curiosidade em ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nada contra a opção sexual de cada pessoa, super respeito, mas não leria algo assim. Sei que esse tipo de livro não funcionaria para mim, então, essa leitura eu passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor, não escolheu se gay,acha que eu iria escolher apanha rua todos os dias, então não fale de opcao sexual e sim de condição.

      Excluir
    2. Olá!
      Como cito na resenha, o relacionamento deles é de tal forma retratado que você apenas vê beleza e sinceridade.
      Obrigada.

      Excluir
  6. Amei sua resenha ...
    Não conhecia o livro, e apesar de não ser muito fã do gênero, adoraria ler ^-^

    ResponderExcluir
  7. Olá, não conhecia o livro e já quero muito ler. Acho que não li nenhum livro tendo um casal Homossexual. Tem poucos livros com esse tema. Deve ser linda uma história de amor. Quero muito ler ;)

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a editora Quatro Cantos realmente deve
    ser otima para lança livro assim ! De cara percebe-se que livro romantico,
    a maioria da pessoa amam frases de livro e eu estou incluindo nesta
    maioria e frase bem legais que o que não falta.
    A frase :
    “Amar é um verbo complicado, fosse aos dezessete, fosse aos trinta e dois.”
    Nem fez pensar , aliais ler e reler varias e varias vezes ate pode entende o objetivo
    e sentido .

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha! Ainda não conhecia este livro e fiquei muito interessada, adoro livros que abordam esse assunto e fiquei curiosa para acompanhar o desenrolar deste romance. Gostei de saber que os personagens são encantadores e que, além do romance, também tem um pouco de suspense.
    Deve ser uma leitura muito fofa mesmo, vou adicionar á lista!
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  10. A temática gay está presente com força total ultimamente né?!
    Acho que esse ramo da literatura veio para ficar mesmo!
    Gostei da sua resenha e fiquei curiosa pelo livro. Valeu!

    ResponderExcluir
  11. Ao contrário da sinopse não concordo que o livro prende a atenção assim. Não gosto da temática.
    https://www.facebook.com/elisamarl
    elisamarodrigues@live.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, mas fiquei super curiosa.
    A ideia do livro abordar um relacionamento homossexual parece incrível.
    Adorei a resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, mas fiquei super curiosa.
    A ideia do livro abordar um relacionamento homossexual parece incrível.
    Adorei a resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi, o livro parece ser bom, eu ainda não li nenhum livro que abordase esse tema, adorei a sua resenha, e a hitoria parece ser linda e fofa, o trabalho que a editora fez parece ser ótimo, prenteo ler o liivro em breve.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li Will e Will, do John Green, mas acredito que siga o mesmo caminho deste aqui, não?! Confesso que não é meu gênero favorito, mas ser escrito por um jornalista deve ser um ponto de vista interessante e novo.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro e nunca li nada do gênero, mas acho que leria sim. Já passou da hora de todos os tipos de preconceito acabarem. Uma boa forma disso acontecer é escrevendo sobre eles.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro ainda... mas a história em si parece interessante.
    É realmente um tabu e não li nada do gênero ainda. Não sei se este seria o mais adequado, pois não me interessei tanto, mas pretendo ler algo assim em breve.

    ResponderExcluir
  18. Oieee
    Quero muito ler esse livro justamente por conter uma relação homossexual,a história parece ser ótima e é perfeita pra mim iniciar nesse tema.Meu amigo já me sugeriu vários livros nesse mesmo caminho mas a maioria não me agradou tanto,uma pena.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Realmente, Ana! Foi de uma ousadia sem tamanho por parte da editora publicar um livro que tem um relacionamento homossexual entre o casal protagonista. Pelo que parece, isso é apenas um mero detalhe, pois todo o enredo, criação de personagens e romance em si foram muito bem trabalhados.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Esse livro realmente te prende no romance meigo de Justin e Gabriel, assim como te deixa super em suspense ao desenrolar dos outros personagens. Esse livro é ótimo! Recomendo mil vezes. Parabéns Helder Caldera e à Quatro Cantos.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li o livro... Estou curioso para ler e entender porque tem feito tanto sucesso entre os leitores!
    Quando a história é bem contada, pouco importa a cor, idade ou orientação sexual dos personagens. A literatura dissolve a barreira do preconceito.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. ahhhhhh!


    amei o Livro. ARRAZOUU.

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design