28 abril 2014

Resenha: Segredos de princesa


Editora: Escala Educacional
Autor(a): Anna Claudia Ramos
Páginas: 64
Série: Diários Descobertos
Skoob  / Comprar



Reunindo um pouco de imaginação a informação verídicas sobre a infância e adolescência da Princesa Isabel, a escritora Anna Claudia Ramos escreveu este instigante diário ficcional, em cujas páginas é possível conhecer o cotidiano da princesa e alguns traços de sua personalidade, como a generosidade, a natureza questionadora, o despertar da consciência social e as circunstâncias que culminaram na assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, em 13 de maio de 1988.



Amo História.Sempre amei História. Houve um período da minha vida em que esperava que a história invadisse minha vida e a permeasse através do magistério, porém, os ventos tem seu próprio percurso.Hoje, sigo a matemática, mas ainda assim, eu sempre continuarei amando História e por isso enganei vocês, escolhendo este livro.

O livro conta a história da princesa Isabel, que todos nós conhecemos pela Abolição da Escravatura em 13 de maio de 1888. Mas o foco do livro não é esse. A Princesa Isabel ganha um diário de presente da sua mãe e decide contar um pouco de sua vida e rotina em suas páginas e ela batiza o diário de Mês Secrets.

Amo diários. Canso de dizer que os amo e ainda assim não disse o suficiente, diários dão um tom mais íntimo, mais pessoal, mais intrínseco do personagem e aqui, a personagem sendo uma princesa, eu adorei ainda mais. Sempre gostei do império, e admiro muito a princesa Isabel apesar das suas caricaturas. Se tratando de uma princesa, existe aquele misticismo sobre a pessoa que ela foi.E esse diário quebrou todos esses mitos.


“Estou sempre a pensar naqueles que são menos favorecidos...”

Adorei o fato de que a autora deu a princesa um tom mais humano e real, nos fazendo entender e a ver de uma forma mais parecida conosco. Ela tinha medo, sonhos, esperanças, uma rotina puxada, pais chatos, alguma coisa diferente de nós?E sabe o que é mais bacana da autora? Muitas das coisas do diário é real, realmente aconteceu e isso nos faz ter uma outra visão dessa pessoa que foi tão importante para o nosso Brasil.

A autora pesquisou um bocado e visitou vários locais para construir esse diário.E esse carinho em dar ao diário o tom de uma menina de 14 anos que carregava nos ombros o peso de ser a princesa do Brasil,mas ainda assim era uma menina jovem e  como todas nós fomos ou seremos foi o mais especial.


“Isso sem contar que sou uma mulher numa terra onde os homens é que mandam e fazem leis.Tornar-me imperatriz será um desafio.”

O livro está lindo demais, muito lindo e eu estou mais que apaixonada por ele.A Editora teve um cuidado mais que lindo com a edição e as imagens e quem ficar curioso só conferir o vídeo aqui embaixo, aconselho.
Recomendo muito esse livro pra quem gosta de história e diários. O livro deveria ser lido em escolas como uma forma de fazer os jovens gostar mais de história, então, se você se encantar, leia que vale a pena.


 “(...) princesas não podem casar com quem desejam, mas com quem escolhem para elas.”

Confiram o vídeo com um pouquinho do livro por dentro:


16 comentários:

  1. Oi, nossa eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, ele parece ser bom, eu gosto muito de história também, e seria super legal ver esse lado mais humano da Isabel que o autor criou, adorei a resenha e a dica também.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Ana! O livro parece ser realmente incrível! Também gosto de diários e esse se torna ainda mais legal por conter informações verdadeiras também. E é muito bacana também por ser de uma princesa. Adorei!

    Beijos;*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei super bacana. Adoraria ler, ainda mais que é tão curtinho, seria mega rápido.
    E gosto de história tbm =)

    ResponderExcluir
  4. Apesar da sua ótima resenha, não sei se ainda leria o livro. Tenho um pé atrás com esses livros antigos.

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Achei interessante o livro, no mínimo curioso. Uma história sobre a princesa... bom, eu gostei.

    Ps.: Estou te seguindo, me segue também?
    beijos.
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bem a capa para meu gosto mi passa uma impressão de chato o livro não sei antigo...
    mais eu não posso julgar um livro pela capa....
    Mais achei bem legal já tinha ouvido falar, que da princesa isabel pelo meu prof achei super interessante a historia dela ... já gostei de sua resenha elogiando super bem o livro....

    ResponderExcluir
  7. ADORO História. Tenho certeza que iria adorar ler esse livro, inclusive por causa do formato dele, diário. Gostei bastante dos detalhes dele e também de sua proposta. É uma pena que tenha poucas páginas, né?

    ResponderExcluir
  8. Mesmo não gostando de história, pela sua resenha fiquei curiosa para ler, também gosto de diários, acho mais tranquilos de ler. A capa não é tão atrativa, mas a história deve valer a pena... imagine conhecer os pensamentos da princesa Isabel...
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana
    Achei o livro super interessante. Ler um diário escrito pela princesa Izabel, é muito diferente. Só não gostei da capa, dá a impressão que é somente uma biografia.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha! Esse livro parece ser muito bom, mas confesso que eu não sou muito fã da princesa Isabel! Eu sei que muitos não concordam comigo, mas eu não gosto muito dela!

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana...Realmente demais poder conferir a resenha deste livro que ainda não conhecia, mas creio que deva ser uma leitura super interessante e rica, e apesar de ser de um gênero que não estou muito acostumada a ler creio que me agradaria ler.Ótima resenha!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana...Realmente demais poder conferir a resenha deste livro que ainda não conhecia, mas creio que deva ser uma leitura super interessante e rica, e apesar de ser de um gênero que não estou muito acostumada a ler creio que me agradaria ler.Ótima resenha!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. Este eu não conhecia, mas confesso que não me interessei.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Bem pequeno livro, dá pra ler super rápido e adorei a história. Vou querer ler, sem dúvidas.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  15. Bah, eu ainda nao conhecia esse livro, mas fiquei com vontade de ler :O

    Adoro livros historicos!!!! (ainda mais se eu for ler sabendo que é bom jahaha)

    ResponderExcluir
  16. A capa não é atraente, mas eu adorei a história, também adoro livros em forma de diários... acho mais fluidos e ainda saber os pensamentos da princesa Isabel, deve ser realmente muito legal. Quero ler. Anotado aqui. Um beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design