07 janeiro 2014

Resenha: Simplesmente Ana - Marina Carvalho



Editora: Novo Conceito
Autor(a): Marina Carvalho
Páginas: 301
Skoob  / Comprar


Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha…
Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex.
Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro.
A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam.
Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.


Havia algum tempo que queria ler este livro, por ser nacional, por ser da Novo Conceito, pela Marina Carvalho, pela temática, e quando o comprei e autografei na Bienal do Livro 2013, eu saltitei de alegria.

O livro narra à vida de Ana, uma garota de Belo Horizonte, mineira, estudante de direito, que tem uma melhor amiga, um quase namorado, uma mãe incrível e uma avó maravilhosa. Ela nunca soube quem era o pai dela e isso nunca a incomodou, até que ela recebe uma mensagem de um homem que diz que é seu pai e esse homem é rei. Louco, não acham?

 “Desculpe, mas acho que sou seu pai.”

Eu no começo admito que fiquei com um pé atrás com o livro, o começo dele é bem surreal. Tudo ocorre muito loucamente, rápido e surreal demais. Sei que é ficção, mas sei lá, ficções ao menos que sejam fantasias tem que ter um pezinho na realidade.

Mas depois, à medida que o livro se desenrola, a Ana se torna uma personagem incrível e não apenas isso, mas todo o livro.


“Prepara-se. Nada será como antes.”

Ana é a típica garota bem normal, sabe? Aquela que poderíamos achar em qualquer lugar e em qualquer momento, sem receios e medos. Ela me fez rir e todas as suas atitudes foram bem condizentes, o que me fez mudar de opinião sobre os chick-lits.

Quando Ana vai passar alguns meses na Krósvia, é bem incrível. Sabemos que o país não é real, mas a descrição da autora é tão bem feita, repleta de detalhes que queremos ir pra lá e se encantar junto com a Ana. O pai de Ana, Andrej é muito divertido e o pai que toda garota sonhou e pediu.

E quando Ana está na Krósvia, ela conhece o lindo, maravilhoso, tudo de mais que bom, do Alexander *suspira*. O Alex, ou Alexander como a Ana chama, é aquele príncipe de filme, aquele que é lindo, cavalheiro, mas esse aqui tem um ar de bad boy, que me encantou. Ele é grosso, ele fica com raiva e à medida que Ana se apaixona, nós leitoras também.


“- Ana, você e o Alex Jankowski são irmãos ou namorados?”

Mas como todo conto de fada, temos sempre um chato, certo? E nesse livro é o quase namorado da Ana, Arthur. Um garoto idiota, que não serve pra nada e que só apronta, mas no fim do livro fico com pena dele.

O livro é uma delícia de ser lido, com exceção do início, mas é aquele livro que você mal percebe que está passando as páginas, porque você está rindo demais, ou curiosa demais, ou torcendo demais.Quando fiz a leitura eu não pude deixar de marcar inúmeros trechos, de tão bom que foi o livro.

A Editora Novo Conceito foi muito feliz com a capa, que é linda demais, embora a garota da capa não me lembre a Ana. E os detalhes internos são demais, embelezando ainda mais o livro.

A Marina Carvalho me surpreendeu como autora, me mostrando uma autora de chick-lits – gênero tipicamente contemporâneo que a personagem principal é uma garota moderna e independente – e com absoluta certeza lerei outros livros dessa autora que me surpreendeu pela leveza.

Simplesmente Ana é um livro divertido, mas não vazio. Com um romance livro, relações humanas incríveis e repleto  de diversão. Recomendo a todos que procuram uma boa dose de diversão.


“(...) Nada disso tem significado quando o caráter é uma porcaria.”


29 comentários:

  1. Gostei muito da resenha. Ainda não conhecia este livro, nem a autora mas o enredo me chamou bastante atenção e a capa é mesmo lindíssima! Deve ser muito bom mesmo este livro, achei a estória muito diferente e cativante! E o primeiro trecho que você destacou, “Desculpe, mas acho que sou seu pai.” é bem engraçado, fiquei curiosa para entender melhor!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o livro é super bom mesmo, eu sou apaixonada.
      Beijos e quando ler me avisa.
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Ah, esse livro é muito amor! ♥ Tive o prazer de conhecer a obra de Marina Carvalho no ano passado, e, apesar de ser uma história tipicamente clichê e de contos de fadas, me surpreendeu muito! Principalmente porque a Ana não é uma daquelas protagonistas que simplesmente se entrega a todos os momentos, ela ao menos pensa nos resultados de suas ações, mas, mesmo assim, sem deixar de lado os sonhos e romantismo nos quais ela tanto acredita! É realmente um livro encantador, e também espero poder mais obras da autora, ela provou ter muito talento! ♥
    E ótima resenha, Ana!
    Beijos...

    ♥ SammySacional ♥
    ♥ Dando Uma de Escritora ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você disse tudo, a Ana é exatamente assim, por isso gosto tanto dela, de verdade, mal posso esperar para ler mais da Marina.
      Obrigada por comentar.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  3. Oi Ana, tudo bem?
    Eu amoooo esse livro, só pelas resenhas que eu li hahaha *o*
    Minha necessidade dele é imensa! Fico feliz que tenha gostado e um pouco receosa com o começo do livro...

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo sim e com você?
      Bom, as resenhas desse livro são no geral muito positivas, então acho que vocês vão gostar de ler(quem não leu ainda).
      O início é contornável, fique tranquila.
      Beijos,
      Ana.
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  4. Oie visitando e seguindo =)
    Menina há tempo quero ler esse livro e infelizmente nem o tenho e a autora já lanço outro!!!
    Gostei da tua opinião, não achava que fosse tão surreal assim, mas agora me esclareceu.
    A capa é linda apesar da garota lembrar Kristen Stewart #Bah!
    Feliz 2014 e Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que me lembre...
      Os livros dela com certeza serão bons.
      Beijos e até mais,
      Ana.

      Excluir
  5. Que lindo tudo .
    Ele de inicio (na sinopse) me lembrou O Diário de Princesa. Mas depois vai mudando um pouco, porque a Mia não tem um tutor ruim, como a Ana. Estou louca para ler esse livro a um tempo, mas agora só fez aumentar mais ainda a minha vontade. kkkk

    Amei tambem a capa, acho que a Novo Conceito fez um trabalho super maneiro.
    Enfim, parabéns pela resenha,].
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você tem que ler este livro é muito amor...
      E eu realmente curto a leitura dele...
      A capa é tão fofa.
      Obrigada por comentar,
      Ana.

      Excluir
  6. A sinopse é um pouco clichê, com o conto de fadas, mas mesmo assim parece ser um ótima história. Não li nada da autora, e adoraria conhecer o seu trabalho. Acho que é normal o começo ser um pouco parado, não deixaria de ler o livro por causa disso. Além disso, a capa é linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o clichê é bem grande, Pamela. Mas a narrativa do livro nos ganha.
      A capa, junto aos personagens e narração é o que faz esse livro ser especial.
      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  7. Desde o lançamento me apaixonei pela capa. Ela é mesmo linda! Esse livro está na minha meta de leitura deste ano. Quando li sua resenha a vontade de ler o livro se tornou ainda maior. Não fiquei curiosa sobre o Alex, mas sim sobre o Arthur, acredita?! Espero conseguir lê-lo logo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você vai se decepcionar.
      O Alex é tão fofo, mas tão fofo... Sou louca por ele.
      Beijos e até mais.
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  8. Já ouvi muitas coisas boas sobre o livro, mas não tenho a menor vontade de lê-lo. Histórias de princesa, reis e rainhas ou antiguidades não são um de meus favoritos :S

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser legal! Já vi muitas resenhas positivas, e por ser nacional torna ele melhor ainda!

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Costumo torcer o nariz para chick-lits, mas confesso que este livro me encantou. Tô com ele na estante e planejo ler em breve.
    O enredo fez eu me lembrar dos filmes/livros da série Diário da princesa. E como eu os adoro, fiquei louca pra ler esse livro.
    Só ouço elogios e uma autora nacional que está sendo tão aclamada tem que ter seu livro lido pelos amantes da leitura.
    Mal vejo a hora de suspirar pelo Alex também... errr quer dizer, ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não curto chick-lits, Rita, mas esse foi demais.
      E sim, lembra um pouco...
      Então espero que você se apaixone pelo Alex... errr quer dizes, pelo livro.rs
      Obrigada por comentar.
      Ana.

      Excluir
  11. Já me programei para começar a ler este livro no máximo no mês que vem. Gosto do gênero e quero conhecer o trabalho da autora.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não ira se arrepender, entende?
      O livro é muito bom, pelo menos me agradou.
      Beijos e até mais.
      Obrigada

      Excluir
    2. Oi Ana, não me arrependi mesmo. Uma delícia!
      Bjs!

      Excluir
  12. Adorei a sua resenha falando que Simplesmente Ana é um livro engraçado, mas não vazio. Vou lê-lo brevemente!

    ResponderExcluir
  13. amei o livro, quero le-lo! aliás já faz dias que quero le-lo!
    sua resenha me chamou atenção também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você se apaixonar como eu, o livro é muito bom e bem escrito.
      Obrigada pelo comentário e seja sempre bem vindo.

      Excluir
  14. Estou louca por esse livro a tempos!
    Esse livro parece ser lindo. A menina da capa me lembra a Kristen Stewart.
    Pelo que você falou, o começo do livro parece ser bem doido, mas nada que possa atrapalhar nossa vontade de continuar a leitura.
    Não sabia que a autora é nacional, gostei muito de saber!
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana, tudo bem??
    Esse livro parece ser perfeito <3
    Quando eu ouvi falar dele pela primeira eu fiquei meio com o "pé atrás" porque tenho uma relação de amor e ódio com releituras, mas depois de ver tantos elogios ele já me conquistou. Não vejo a hora de ler.
    beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli, tudo sim e com você?
      Ele não é uma releitura, esse aqui é original, o releitura é " Ela é uma fera" mas eu gostei demais desse livro!
      Beijos e até mais.
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  16. Como falei.... não foi tudo o que eu esperava, mesmo assim dá um romancezinho legal para uma tarde =)

    ResponderExcluir
  17. Boa noite gostei muito desse livro e uma leitura agradável achei bem interessante e bem divertida a historia *--*

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design