22 janeiro 2014

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Editora: ROCCO-Jovens Leitores
Autor(a): Suzanne Collins
Título Original: The hunger games
Páginas: 397
Série: Trilogia Jogos Vorazes - Livro 1
Skoob  / Comprar



Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Algumas leituras são totalmente influenciadas pela sua adaptação cinematográfica, e Jogos Vorazes, o primeiro volume de uma trilogia distópica de mesmo nome, foi uma grata surpresa. Já havia me apaixonado pela história pelo filme, mas o livro me fez me apaixonar ainda mais.

O plano de fundo é Panem, que seria a nova organização dos Estados Unidos da América, após uma revolução que dividiu o atual país em 13 distritos – um deles que foi totalmente dizimado – e a Capital ,esta como forma de mostrar seu poder e manter os distritos controlados, intitulou os Jogos Vorazes. Nestes jogos, um menino e uma menina de cada distrito entre doze e dezoito anos são dados em tributo, onde eles lutariam até a morte pela sobrevivência até que restasse um.

Na 74ª edição dos Jogos, no distrito doze onde vive a nossa protagonista Katniss Everdeen, sua irmã, Prim e mãe, todos estão aflitos porque é a primeira “ colheita” de Prim, e o inesperado acontece, Prim é a sorteada e Katniss se voluntaria para salvar a irmã.

Acredito que nesta etapa, com tantas resenhas, o filme, todos tenham uma noção do que é Jogos Vorazes, certo?

Katniss Everdeen teve pensamentos destoantes em minha mente de toda leitura. Parte de mim a via como a do filme e outra lia a do livro. Katniss do filme é mais corajosa, mais forte e destemida e a do livro, às vezes por estarmos dentro demais de sua mente, dentro demais de tudo que acontece com ela me pareceu tão frágil e comum.A do livro me irritou certas vezes, seus pensamentos de triângulo amoroso é irritante. Quando se voluntariou, o tributo masculino foi Peeta Mellark, garoto que ela já tinha uma história no passado(mas não uma história romântica) e havia também Gale, seu amigo.


“Além disso, não é da minha natureza cair sem lutar,mesmo quando as coisas parecem insuperáveis.”

A forma que sua mente voava entre os dois e seus pensamentos me incomodavam. Alguns eram dignos e legítimos, mas outros me pareciam apenas pensamentos de uma garota boba e comum. Katniss, principalmente no meio do livro, quando nada de muito extraordinário ocorre é irritante, mas então ela volta a ser a personagem que eu esperava, em especial no final, que final.

Peeta foi a minha surpresa. Lembro que quando vi o filme, pensei que ele era um cara bobinho, sem muita certeza. Mas no livro, caramba, ele nos surpreende. Katniss é muito impulsiva, mas Peeta sabe exatamente o que fazer e algo me diz que me surpreenderei com ele ainda.


“ Pessoas gentis conseguem se instalar dentro de mim e criar raízes.E não posso permitir que Peeta faça isso.”

Outro ponto marcante do livro é o amor lindo entre Katniss e sua irmã, Prim. É bem bacana ver o quanto o amor entre elas é forte e poderoso. Os outros personagens que preenchem a série são muito apaixonantes e entre eles eu tenho meus favoritos.

Além disso, como é comum nas distopias, o cunho político e a crítica social são latentes embora boatos dizem que se torna mais palpável nos outros volumes.

O livro me emocionou muitas vezes, com cenas muito incríveis além da montanha russa de emoções e sentimentos. Senti falta de saber mais sobre os outros distritos e sobre a história, e espero que se desenrole nos outros volumes.


“ É a Capital que odeio. Por fazer isso com todos nós.”

Suzanne Collins, no começo, teve certa dificuldade de ser adaptar a visão da Katniss, mas depois, o livro flui de tal forma que quando você se dá conta já leu muito. Ela soube passar veracidade, como se tudo aquilo fosse realmente capaz de acontecer. Ela me conquistou de fato.Além disso, a divisão do livro em três partes fez com que houvesse uma necessidade maior de ler.

O livro tem uma capa incrível, o tordo, a flecha, todos os elementos tem uma ligação incrível com a história.  O detalhe interno junto à numeração dos capítulos, o tamanho da fonte e o amarelado do papel foram os responsáveis pela minha leitura tão ágil. Como sempre a Editora Rocco não peca.

Recomendo esse livro a todos, embora em alguns pontos ele tenha me decepcionado, o livro é bom e a série também. Para quem curte distopias, essa é a chance. Que a sorte esteja sempre ao seu favor.

20 comentários:

  1. Amo Jogos Vorazes, sou super fã! tanto dos filmes como dos livros... Mas os livros são meus preferidos! Bjjs! ^^

    sentimentosentidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A primeira trilogia que li e a primeira pela qual me apeguei ♥
    Eu achei que foi ficando melhor com o Em Chamas, teve mais drama, sei lá, e em A Esperança se prepara para derramar lágrimas, é triste.

    Beijos,
    Tati.
    Espadati | Fanpage

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana.
    Menina, sabe que eu não consigo despertar uma atração por esse livro, a proposta dele não me agrada, acho tão pesado essa de jovens lutarem entre si pela vida.
    Espero que um dia essa minha visão mude pra que eu possa ler, e encontrar todo o amor que os leitores encontram nesse livro.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Sempre vejo muita gente elogiando bastante os livros e o filme, mas nunca assisti nem li! Adoro distopias e essa trilogia parece ser muito legal, mesmo com você ter destacado que algumas partes deixaram a desejar acho que vou colocar na minha lista :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana!! Nossa este livro é incrível, e devorei ele me dois dias!! E atualmente estou A esperança e achei bastante interessante ler a resenha do primeiro livro...Estou super ansiosa para finalizar ela, mas tenho certeza que esta é uma trilogia que sempre irei reler!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Jogos Vorazes <3. Amo essa série, por isso quero comprar logo A Esperança, e ler todos seguidos. Ótima Resenha!

    ResponderExcluir
  7. oi linda! gostei muito de sua resenha! Eu acho q vou me irritar pelos mesmo motivos, triângulos, essas coisas irritantes hahahahah mas é bom saber que independente disso, o livro envolve e espero que aconteça o mesmo comigo, a ação me deixar vidrada.Espero ler q curtir também esse livro! Ainda vou ler todos, não sei quando mas vou ♥ até pra ver os filmes. (sim, até agora nada hahahah)
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - Concurso Cultural I Like Movies!
    Pan's Mind - Sorteio de Ano Novo!

    ResponderExcluir
  8. Olá adorei a sua resenha, nunca tinha parado para pensar mas realmente a Katniss do filme e a do livro são um pouco diferentes, eu não tenho criticas a esse livro e a serie em geral, ate porque ja se tornou a minha preferida, acho que o Peeta consegue conquistar todos, ate mesmo os que preferem o Gale, e pode ter certeza que a serie só fica melhor, o segundo livro na minha opinião é o melhor. Beijos

    deliriumliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, tudo bem?

    Realmente não tem como não se emocionar com esse livro! E sim, o Peeta é divo demais, coisa que no filme ele não aparenta né? Eu também gostei bastante da relação da protagonista com a sua irmã.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  10. Eu AMO essa trilogia, é uma das minhas favoritas! Gostei bastante da personalidade da Katniss e seu laço com a sua irmão menor Prim. Além disso foi bem interessante ver o desenvolvimento das suas habilidades nesse volume.
    O Peeta é um fofo e também muito inteligente.

    ResponderExcluir
  11. Sabe, mesmo com a repercussão que a trilogia teve, eu não tenho muita empolgação para lê-la; mesmo sendo um tema que eu gosto e tudo mais. Sei lá, não me chama atenção. Mas talvez um dia eu dê uma chance a ela.
    Beijos,
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas sincera opinião é que você dê uma chance a esta série, sério.
      Ela é muito bem construida e tudo mais.
      Beijos e até mais.
      Obrigada.

      Excluir
  12. Gente, estou me sentindo uma alienígena abandonada na terra! Ainda não li a trilogia (e ainda não assisti aos filmes). Mas já está na lista! Pretendo ler esse ano e me tornar humana.

    Adorei o blog e estou seguindo <3
    Beijão!
    www.enfimepilogo.blogspot.com''''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sinta tão et, eu mesma só fui ler agora também.
      Beijos e obrigada comentar.
      Ana.

      Excluir
  13. Oi Ana <3
    Eu sou muito suspeito pra falar de Jogos Vorazes porque eu simplesmente sou fascinado pelo mundo que Collins inventou.
    Concordo com você quanto a Katniss, embora ela seja o meu xodózinho, ela sabe ser bem chatinha quando quer rs
    Também demorei para me acostumar com a narrativa da autora. Diferente, né?
    Em Chamas é o melhor dos três pra mim, leia e depois me conta o que achou *-*
    Beijos!

    Gustavo Valim
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me apaixonei demais pelos livros, sério, Gus.
      Eu to me entendo com a Katniss agora....
      Beijos e até, obrigada.

      Excluir
  14. Por enquanto fiquei somente no filme, mas tenho vontade de ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Quem não ama essa trilogia! os livros são ótimos! sua resenha ficou mt bacana!
    os filmes tbm são muito bons. Essa é uma das trilogias mais perfeitas e esse livro é mt lindoo!

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito desse livro, apesar de não ser meu favorito. Achei a leitura bastante agradável, mas acho que a escrita poderia ter sido trabalhada um pouco melhor. O segundo livro dá de capote nesse (ai que expressão tosca, kkkkkk). Não sou um tributo, como se chamam os fãs loucos de Jogos Vorazes, mas gostei muito da história e acho que a autora tem tudo pra se dar bem, na verdade, ela já se deu bem.
    A capa é linda demais, acho que é uma das capas de séries que mais gosto.
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Awm o meu Jogos Vorazes está para chegar e mal vejo a hora de ler =) Estou precisando de uma boa trilogia sabes.

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design