29 julho 2013

Resenha: Os 13 Porquês - Jay Asher



Editora: Ática
Autor(a): Jay Asher
Título Original: 13 Reasons Why
Páginas: 256
Skoob  / Comprar

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Este livro com toda absoluta certeza será uma das minhas resenhas mais difíceis.
O livro conta a história de Hannah Baker,uma adolescente que se suicidou ingerindo comprimidos, e ela deixa fitas em uma caixa de papelão com 13 porquês de ela ter se matado, culpando assim 13 pessoas. Através das fitas nos vemos cada dia mais dentro de sua mente, e conhecemos todas essas fitas através de um garoto: Clay Jensen, que era apaixonado pela Hannah.

"O que foi que eu fiz para você, Hannah?"
No princípio, quando comecei a ler o livro e me deparar com as pessoas que Hannah incriminava, eu achava meio exagerado os " porquês ". Não que não fossem coisas sérias, mas não eram tão serias ao ponto de alguém se matar por isso. Mas a questão é que é uma união de coisas, de atos e de culpa.
Hannah me deixou no coração na mão, eu sabia que ela estava morta,porém ainda assim eu sentia a necessidade de que tudo fosse uma grande mentira. Me sentia nervosa e agitada ao ler, como se eu tivesse culpa como aquelas pessoas. E o fato de o autor ter intercalado sua narração junto a de Clay só me deixava mais agitada.Lembro-me de ter esperado que o autor dissesse que era uma grande brincadeira ela estar morta. Nos encontramos tão dentro dela que não queremos deixa-la partir.
Clay foi um narrador excepcional! Ele nos guia por pensamentos, detalhes que Hannah não nos conta, mas não apenas isso, ele transmite o nervoso, a agitação, a impotência que também sentimos. Ele sente muita culpa, totalmente justificado, e engraçado que o fim que tinha previsto a ele não ocorreu.E não apenas isso, mas o seu papel na história é totalmente belo.
"... Eu gostei da Hannah que conheci.Talvez eu pudesse até amá-la.Mas você tomou a decisão de não deixar acontecer, Hannah.Foi você quem decidiu."
A verdade é que mais importante que Hannah, Clay, os outros personagens é a reflexão enorme que o livro faz. Através do suspense bem construído por Jay Asher, nos vemos pensando o quanto afetamos a vida dos outros sem que saibamos. O quanto nós podemos fazer pelos outros e não fazemos. O livro nos inspira a mudar de atitude.
Jay Asher tem uma narrativa simples, profunda, que mantem uma tensão e destrói todos as nossas ideias pré-concebidas. Aconselho que todos aqueles que vivem em sociedade e convivam com pessoas, no fim todos nós, leiam este livro! Leiam como se isso tivesse realmente acontecido e como se Hannah tivesse existido porque é essa a ideia que temos.Leia para que possamos ajudar as Hannah que temos.
O livro me encantou, me tocou e me fez pensar como a muito tempo não pensava.


7 comentários:

  1. Já li esse livro. Eu simplesmente amei.

    ResponderExcluir
  2. A capa é realmente maravilhosa, me apaixonei!!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi a capa desse livro e vou te falar a verdade nunca tinha me interessado em ler a resenha. Ah se arrependimento matasse , tava mortinha da silva.
    Poxa como eu demorei tanto :(
    Adorei to indo agora colocar nos desejados do Skoob
    :)

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser muito bom, adorei sua resenha! :)

    Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Bjs
    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo esse livro e amando. Também fico super aflita com tudo que é narrado pela Hannah. Peguei o livro emprestado e já estou morrendo de amores por ele. Quero muito comprar um exemplar desse para mim. O livro é ótimo!

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse livro parece msm ser muito bom...
    anotei e sua dica que quero ler o livro *--*

    ResponderExcluir
  7. Bom eu vi essa sua resenha e gostei muito... Momentos depois baixei em pdf e estou lendo e estou gostando muitoo do livro.
    quero agradecer ao blog vc esta de parabéns

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design