09 julho 2013

Resenha: O menino do pijama listrado






Editora: Companhia das Letras
Autor(a): John Boyne
Título Original:The boy in the Striped Pyjamas 
Páginas: 192


Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.
Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.
"O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Para aqueles que não me conhecem, ou me conhecem pouco, não devem saber que eu sou loucamente apaixonada por história. Até mesmo pensei em cursar essa faculdade, mas descobri que nem tudo na história eu gosto. Porém, existem fatos históricos que sou apaixonada e esse livro mostra um deles: O Holocausto. Foi trágico, pra dizer o mínimo, mas a riqueza de detalhes históricos me fascina e assim que vi o filme desse livro, me apaixonei e corri para lê-lo.

O menino do Pijama Listrado conta a história de Bruno, um menino que morava em Berlin na época da Segunda Guerra Mundial, e seu pai faz parte de um núcleo nazista importante da época. E seu pai, por ser parte do exército Nazista, se muda para o interior, numa casa estranha, com empregados estranhos e que Bruno, da janela de um dos quartos da casa, vê uma fabrica, ou assim ele acha, e ele acaba ficando curioso, o que é bem típico de um garoto de nove anos, e lá ele conhece várias pessoas com pijamas listrados.

E no meio dessas pessoas ele também encontra o seu amigo, Shmuel e então nos vemos no meio de uma amizade incrível.


Bruno é um protagonista incrível, não são todos os livros que achamos uma criança como protagonista, e quando achamos é um livro infantil, mas neste livro, um drama clássico, o Bruno dá uma suavidade a este que deveria ser um livro pesado. Além disso ,  sua visão da história como criança nos faz ver o Holocausto de outra forma. Às vezes o considero ligeiramente alienado, mas nada que não se possa relevar em relação à vida que ele levava. Ninguém lhe dava explicações, ninguém lhe dizia nada.

Shmuel é um menino muito fofo, daqueles que você tem vontade de tirar daquele local horrendo e salvá-lo a qualquer custo. Dá tristeza sua descrição física e imaginar quantas crianças sofreram tanto naquela época. Na maior parte do tempo, Shmuel partiu meu coração, mas também me alegrou com sua amizade sincera e grande coração.

A amizade deles é linda, aquele tipo de coisa que se olha, lê e se emociona. Eu nunca mais encarei minhas amizades da mesma forma depois que li este livro. Outros personagens, como os nazistas, a família de Bruno, dão o complemento do panorama perfeito para a leitura e para os fatos históricos.

O livro tem uma narração muito fluída, intercalando narração e diálogo numa mistura perfeita. Além de uma narração em primeira pessoa que te faz conectar ainda mais com o personagem.


"Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo."

John Boyne tem uma narração incrível e eu quero demais ler outros livros desse autor porque ele merece que seja muito lido.

A Companhia das Letras foi feliz com a capa desse livro que apesar de linda e se manter original, é perfeita para a história. Além disso, seu tamanho é muito incrível porque dá aquele equilíbrio ideal além de ser muito fofinho de ter na estante.

O Menino do Pijama Listrado foi uma das leituras que mais amei fazer na vida, com toda certeza. Ele é belo, triste, dramático e real, muito real. Aquele tipo de livro que poderia acontecer com qualquer um de nós. Se tornou um dos meus livros favoritos.

15 comentários:

  1. Olá,
    Dizem que este é um ótimo e emocionante livro. Por saber da estória não fiquei interessada em ler, pois já sabia o que aconteceria no final, isso graças à uma amiga! Pois é...
    E o outro motivo para eu não ler é que, já li uns 3 livros que fala sobre o nazismo e eu fiquei enjoada do tema, rs, apesar de não abordar só o fato.
    Um dia, quem sabe, eu não leia? ^^

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi amores desse livro,dizem ser bonito e triste ao mesmo tempo. Ainda não o li,mas quem saiba futuramente ^^

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, tudo bem? Eu gosto muito de livros com essa temática, mas nunca li esse acredita? Nem o filme eu vi! Mas tenho muita curiosidade sobre ambos, principalmente o livro, que como você mesma disse, supera o filme.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  4. Oiiii...
    Nossa sou louca para ler este livro.
    Gosto principalmente de histórias assim.
    Ainda vou comprar, você vai ver.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá passando para te presentear com um selo, vá ao meu blog para recebe-lo. Até a próxima.
    J. M. Lawrence.

    http://portrasdodesigndemoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Eu amo amo amo esse livro. Tive a oportunidade de ler quando estava no ensino médio e adivinhe, chorei muito. É um livro que todos deveriam ler, esse e A Menina Que Roubava Livros. Quando assisti o filme não chorei, mas fiquei bem triste. Você sabe o final, mas ao ver na televisão ainda causa um baque.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Acho este livro lindo e o filme então nem se fala ♥

    P.S: Já estou te seguindo *-*
    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que tal visitar meu blog e segui-lo? Comecei agora, e estou muito feliz de escrever para todos vocês. Da uma passadinha aqui:

    papodeconfidente.blogspot.com.br :a

    ResponderExcluir
  9. Eu acho o filme mt lindo, mas nunca pensei em ler o livro, mas pelo jeito parece ser mt bom! Na minha opinião, os livros são melhores do que suas versões em filmes (na maioria das vezes, mas nem sempre)! Realmente fiquei com vontade de ler esse livro!Parabéens pelas resenhas! bjss!

    ResponderExcluir
  10. Já assisti ao filme e ainda não tive a oportunidade de ler o livro; adoro histórias que envolvem guerras mundiais. Mesmo sabendo o final da história, não quero deixar de ler o livro, assim que tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  11. Sempre tive um grande interesse nesse livro, porém acabei vendo o filme primeiro. E sempre que eu faço isso acabo perdendo o interesse. Infelizmente não tenho mais interesse nele. É uma pena.
    Parabéns pela resenha e pelo blog.

    Abraços.
    noprologo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti ao filme, mas foi tão triste e chorei tanto que fiquei com receio do livro. Afinal, eles são sempre melhores em nos emocionar né? Concordo com voce! Mas não tem jeito, tenho que ler, ainda mais depois dessa resenha! Haha

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha, eu li antes de fazer minha leitura do livro! Beijos
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma imensa vontade de ler esse livro meu amigo leu e disse que e ótimo...
    vou adicionar na lista de desejados minha para ser um dos próximos livro que vou ler

    ResponderExcluir
  15. Li esse livro depois de ter assistido o filme e por isso não tava muito animada pela leitura, afinal já sabia o que ia acontecer, mas acabou que o livro me impressionou muito mais do que o filme e me deixou no chão chorando hahaha
    No livro a gente vê claramente que o Bruno não entende o que tá acontecendo, afinal é narrado por ele. No filme a gente sabe disso também, mas é no livro é pancada :/

    Beijos ♡
    misinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design