16 junho 2013

Resenha:On the Road





Editora: L&PM Pocket
Autor(a): Jack Kerouac
Título Original: On the road
Páginas: 380


Sal Paradise é o narrador de On the road - pé na estrada. Ele vive com sua tia em New Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Ele é inteligente, carismático e tem muitos amigos. Até que em Nova York ele conhece um charmoso e alucinante andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty.
Dean é cinco anos mais novo que Sal, mas compartilha o seu amor por literatura e jazz, e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país quanto uma viagem de auto-conhecimento - de uma geração assim como dos personagens.




Ao ler a verão de On the road publicado pela L&PM Pocket, me deparei com a brilhante mente de Jack Kerouac, que transformou este livro em um dos clássicos mundiais.

O livro começa de uma forma bem lenta e confusa de certa forma, mas ao começar o enredo, você se apaixona.O livro é um tour de Nova Iorque até Los Angeles,atravessando o pais de carro, entre aventuras e histórias.Está viagem ocorre porque Sal Paradise, o protagonista, precisa de inspiração para seus livros.


"(...)Eu penso em Dean Moriarty;penso até no velho Dean Moriarty,o pai que jamais encontramos; eu penso em Dean Moriarty."

A descrição do autor, que explora todos os seus sentidos, te faz voltar ao tempo e navegar naquele mundo que me era desconhecido.Conheci novos personagens, que nem sempre políticos corretos e muito menos moralistas e repletos de pudor, mas que te cativam em toda a sua promiscuidade.

O livro faz com que você conheça novos ligares e geografia norte-americana, o que não deixa de ser um aprendizado.O livro traz uma bela amizade, entre Dean Moriarty e Sal, nem sempre justa, nem sempre correta, nem sempre eterna e educada, mas bela, emocionante.

O livro me conquistou, pela escrita, pelos personagens apesar de nada corretos e claro pelo quê clássico. O livro inspirou gerações, e continua inspirando outros tantos.

Jamais me esquecerei de On the road.


7 comentários:

  1. esqueceu do sorteio do livro? hahaha era pra ontem. http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/2013/05/promocaoa-primeira-resenha-gente-nunca.html
    quem venceu?

    ResponderExcluir
  2. Está lá na postagem!
    Fiquem sem net por causa da chuva!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não é muito meu estilo, mas pelo jeito é otimo hein? Quem sabe eu dou uma chance...

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. on the road é um dos meus livros preferidos. Adoro a geração beat <3
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana, ótima resenha!
    Estou com muita vontade de ler esse livro, espero que esse ano eu consiga.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha!!! deu vontade de ler não conhecia o livro muito menos o autor
    Amando seu blog conhecendo vários livro novos que nem fazia ideia de como são bons **---**
    deixar anotada sua dica de leitura espero lê-lo

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design