17 maio 2013

Resenha:O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini




Editora: Nova Fronteira
Autor(a): Khaled Hosseini
Título Original:
Páginas: 368


O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas.
E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.



Eu li esse livro no início desse ano e demorei muito para que conseguisse falar dele, porque eu fiquei muito irritada. O enredo é amizade entre Amir e Hassan, dois meninos de grupos diferentes do Oriente Médio.

Primeiramente, o lugar onde a estória se passa.Não sou fã do Oriente Médio, porque me deixa triste, então eu evito ler tudo a respeito. E quando vemos a diferente entre as vidas dos dois meninos, dá mais tristeza ainda.

E então tem Amir, o personagem que eu mais odiei em toda minha vida. Ele é mimado, passa a vida bajulando o pai e tratando o melhor amigo com um empregado nas entrelinhas, quando eles foram quase irmãos de criação, e então, em um determinado momento ele se torna o covarde, o personagem mais covarde que eu conheci.Ele não tentou se redimir, não tentou se desculpar, ele deixou apenas o único amigo dele sofrer.

Hassan é o exemplo de pureza, poucos personagens conseguiram ser tão puros quanto Hassan, ele foi integro e verdadeiro durante todo o livro e por ele eu não desisti da leitura.

Amir mereceu todo o sofrimento que teve, toda a dureza, porquê ele não conseguiu amar como se deve a única pessoa que o verdadeiramente amou.

Talvez não tenha compreendido a mensagem do livro, mas eu o considero um dos piores livros da minha vida, por toda a covardia estampada e que no final eu deveria ter misericórdia e piedade.

"Por você, eu faria mil vezes."

A todos que desejam ler este livro, pensem com muito carinho e leiam outras opiniões.Sobre a escrita é muito boa, não posso reclamar, mas não vale a pena apenas pela boa escrita do autor que as vezes cansa.

8 comentários:

  1. Oi Ana!

    Nossa, que triste que você não gostou! O Caçador de Pipas (e a Cidade do Sol, do mesmo autor) são alguns dos meus livros preferidos. Eu absolutamente amo a escrita do Khalled e como ele criou personagens tão "crus" e reais. Hassan é realmente um exemplo de pureza, sinceridade e principalmente lealdade, não tem como não amar ele. A frase "por você eu faria mil vezes" diz tudo que a gente precisa saber sobre ele. Amo, amo, amo!
    E sobre o Amir, ele realmente é um menino mimado, mas quando você pega o contexto, a sociedade e a cultura em que ele vivia e foi criado, você consegue entender um pouco mais as atitudes dele. Ele foi criado para ver o povo do Hassan como empregado, pessoas que estão ali para servir ele e, sendo apenas uma criança, ele não podia entender porque o pai tratava tão bem o filho do empregado, ele tinha ciúmes e ele sentia que nunca seria bom o suficiente para o pai, e então descontava na única pessoa que ele podia: o Hassan, não que ele se sentisse 100% bem com isso (o que também não perdoa as ações dele). Acho que é mais uma questão e contexto para entender o personagem dele. Não que ele não tenha feito muitas burradas, mas eu realmente gostei dele e da viagem de redenção dele. Me acabei de chorar o livro inteiro, minha cópia tem até marca d'água HAHAHAHAHAHAH.
    Mas é realmente difícil gostar de um livro cujo tema já não nos é muito apelativo. Como uma amante de drama, eu sempre gosto desses romances orientais e do debate internos que eles me trazem, mas há quem não goste mesmo.
    Uma pena que não tenha agradado você.

    Beijos,
    Bianca
    www.somaisumblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana.
    Eu tenho esse livro aqui, consegui em uma troca, mas ainda não tive a oportunidade de ler, mas está na minhas metas desse ano assistir ao filme.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostei deste livro.
    Também senti muita raiva da amizade dos dois.
    Mas o livro até que é bom!! Nem quis resenha-lo.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá amore...
    Concordo em gênero, número e grau...
    Não gostei do livro e não indico a ninguém!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    É a primeira vez que a visito, belo blog! ^^
    E bom, dizem que este livro é ótimo, não tenho muito interesse em lê-lo, ou ao menos, não me despertou interesse... Nem o filme tive paciência de ver :/
    É bom? :h

    Abraços,
    Stefanie.


    PRATELEIRA DE BIBLIOTECA.

    ResponderExcluir
  6. Nunca lí mas sempre vejo boas resenhas!
    Tá tendo Sorteio lá no blog participe:
    "Talkig of Book"
    http://livrossoufa.blogspot.com.br/p/sorteio.html

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito do blog, ja algum tempo estava aprocura de um blog sobre livros, eu amo leitura. Sobre ''o caçador d pipas'' ganhei este livro d um amigo, mas ainda não li, ele me disse q é muito bom. Vou procurar ler e depois volto aki pra dizer o q acchei.
    Espero sua visita lá no meu espaço, bjs.
    http://mp77blog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei do livro acho que passa a menssagem de amizade que nem sempre é reciproca, em muitos casos aquele que mais ama mais se magoa!
    Fiz a resenha dele também, venha ver minha opinião e deixe seu comentário, bjs!
    http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design