18 maio 2013

Resenha:Cilada - Harlan



Editora: Arqueiro
Autor(a): Harlan Coben
Título Original: Caught
Páginas: 271


Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. 
O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. 
Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. 
Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. 
Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página. 


Os livros de Harlan Coben já estavam na minha lista de leitura a algum tempo e foi com muita felicidade que me deparei com "Cilada" na biblioteca que frequento.

O livro do gênero policial foi uma surpresa para mim, por não gostar do gênero e me ver viciada e curiosa sobre o livro.

O livro narra duas histórias paralelas: a da família McWaid que tem sua filha mais velha, Haley, desaparecida e a história de Dan Mercer que é acusado de pedofilia.Ambas as histórias tem como maior ligação a jornalista, Wendy Tynes.

Por ter uma sinopse bem reveladora, não tenho nada a acrescentar a mais sobre a história do livro, porque a  felicidade do livro está no mistério e no questionamento.Sobre a história, gostaria de ressaltar os personagens que o autor brilhantemente revela com humanidade e clareza.


"_ Não acho que Dan Mercer fosse pedófilo.Nem que tenha matado ninguém.Portanto, sim, Wendy, acho que você arruinou a vida de um inocente."

Dan Mercer, em minha opinião, é o grande mistério do livro.Não tem família, pouco se sabe sobre ele, e poucos o apoiam, então ele é acusado de pedofilia, fazendo você questionar sua inocência ou condenação com os mistérios que envolvem.

Wendy Tynes é um personagem que você sente ira e compaixão, gosta e odeia, e essa ambiguidade que são reveladas em suas ações.E então a família McWaid que é a típica família perfeita e que o livro pouco explora.

Junto a vários personagens tão diferentes, o autor mostra algo completamente do que estava acostumada a ler.Neste livro não existem vilões e mocinhos, existem seres humanos, que erram e acertam tentando ser melhores.

O único ponto negativo é a pouca exploração da família McWaid, porque o resto do mistério faz com que você leia até descobrir o que é.


" _Eu os perdoei."

Na metade do livro eu desenhava um final, que o autor fez questão de mudar tudo e eu me surpreendi de verdade. O livro entrou para favoritos e com certeza é leitura obrigatória para quem gosta do gênero.Harlan Coben merece todo o nosso respeito e admiração.

*Resenha participante do desafio "Um livro por mês, todos os meses do ano" do blog Na Parede do Quarto/ Mês: 05/ Tema: Mês das mães.

11 comentários:

  1. A capa é maravilhosa e a resenha está ótima, fiquei com vontade de ler o livro!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah, Harlan Coben sempre conquista!
    Eu ainda não li Cilada, mas com certeza será um das minhas próximas leituras. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. O Harlan é um autor muito bom mesmo, sem contar nas histórias magnificas que ele cria. Esse livro está aqui pra eu ler faz tempo e tenho certeza que vou gostar. Ótima resenha :D
    Beijos Ana!
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o primeiro livro do Harlan que eu li. Imagine a minha surpresa em encontrar um autor tão bom quanto ele. Depois virei fã e compro todos os livros dele que lança.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Te indiquei pra uma TAG lá no blog, adoraria se você respondesse! Um beijo!

    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/2013/05/tag-2-11-coisas.html

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Infelizmente ainda não consegui ler nada do Harlan, mas as opiniões sobre a narrativa do autor são unanimes, preciso dedicar um tempo pra conhecer essa história.
    É perfeito quando o autor nos surpreende com o desfecho quando já imaginamos algo. Bela resenha.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Adoro harlan coben, já li dois e quero ler mais, e esse livro com certeza já está na minha lista.



    Me visita: Livros... Eu quero ler sempre


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou lá grande fã de policiais não, mas Tess Gerritsen e Harlan Coben conseguiram me conquistar! Cilada é um dos melhores que já li dele, acho que o único que gostei mais foi Alta Tensão! Adorei a resenha!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é maravilhoso! Foi uma das melhores leituras do ano, sinceramente. Achei o final do livro simplesmente sensacional, visto que eu realmente não esperava pelo que aconteceu. Adorei a resenha!
    Beeijo
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana!
    Só li um livro do Coben e tenho muita vontade de ler outro. Cilada está no topo da minha lista.
    Beijos
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, gostei muito desta capa e essa historia parece ser ótima adoro o gênero é vai ficar sim na minha listinha de livros que quero lê neste ano *--*
    resenha sua ficou maravilhosa *--*

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design